O pior show do ano que quase ninguém viu é, talvez, o pior show do indie hoje: Julian Casablancas. O veredito é dos portugueses

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Fotos: Rita Carmo / BLITZ
Fotos: Rita Carmo / BLITZ

A Popload geralmente prima em falar de coisa boa e deixar as coisas ruins de lado. Mas a de agora está chamando bem a atenção porque envolve Julian Casablancas, uma das principais figuras da música pop deste século.

É inegável que seu Strokes, o “nosso” Strokes”, seja talvez a banda indie mais importante desde a virada do ano 2000. Um fenômeno que não se via na América desde a explosão do grunge, que abriu portas para este novo rock que conhecemos. Só que, no meio do caminho, com as idas e vindas dos Strokes, seus integrantes passaram a focar em seus projetos paralelos e a verdade é que praticamente nenhum deles vingou para valer. E, pior, alguns estão se queimando, caso do Julian.

O vocalista se enveredou para um lado psicodélico/confuso com o the Voidz. Sua voz marcante mal é ouvida, especialmente nos shows. Nas reviews destas apresentações, é comum qualquer jornalista dar este tipo de destaque, que ficou até batido. A novidade é quando dá para se ouvir o Julian no palco. Mas neste final de semana, as reações da imprensa portuguesa para um show do grupo estão ganhando cada vez mais projeção na imprensa geral.

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Julian e o the Voidz foram atrações do Super Bock Super Rock, festival tradicional do calendário português, mas que vem perdendo muita força nos últimos anos, especialmente por erros em seu formato e devido à ascensão de outros eventos como o NOS Alive e até mesmo o Rock In Rio e sua popularidade.

O Super Bock Super Rock deste ano aconteceu no antigo Pavilhão Atlântico, arena fechada que comporta até 20 mil pessoas, uma das principais indoor da Europa, que recebe todo mês grandes shows.

O show de Julian com o the Voidz, que eram headliners no sábado (algo apontado como erro), não deve ter recebido, sei lá, 2 mil pessoas, pelas fotos que andam circulando por aí. Fora isso, a apresentação tem sido bastante criticada. Desde o som alto aos divagamentos de Casablancas, que ficou falando frases soltas como : “Bem-vindos à Arca de Noé”, “continuo nadando, tentando encontrar vocês”, e “não consigo largar a internet; me ajudem”.

“História infeliz” talvez tenha sido o termo mais leve para descrever o show no BLITZ, um dos principais canais de cultura pop de Portugal, que contou que o público, que já era pequeno, foi abandonando o show, “uma tortura de uma hora e meia”, a cada música. Na internet, fãs concordaram, com comentários do tipo: “a pior experiência da minha vida”, “foi uma forma original de terminar o festival”.

O portal NIT, que classificou o show como “desastre”, disse que entende que os fãs que cresceram ouvindo Strokes talvez não tenham tanta disposição assim mais para acompanhar festivais, mas que Julian está longe de sua melhor forma e que não fez esforço algum para oferecer um show bom.

Que que pega, Julian?

https://www.youtube.com/watch?v=R4UgRMrGWeo

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5 comments

  1. >ele faz uma música que não gosto e tem pouca gente no show já que a banda é pouco divulgada
    >Meudeus que lixo pior banda julian ta louco só faz merda
    A vai tomar no cu mermao

  2. Como fã dos Strokes, eu tô amando ver os fãs da banda e a imprensa rasgando as cuecas e as calcinhas com os projetos pararelos deles. Principalmente por ter amado os dois albuns do The Voidz.
    Bem como, estou amando ver, como fã do Julian, que ele finalmente está se divertindo novamente em um projeto, ao contrário do que foi do Angles em diante, no Strokes.
    Por mim, que continue firme e forte, o The Voidz, porque o Strokes já deu o que tinha que dar, o Julian já tá em outra vibe que não combina nada com o Fab, o Nick, o Albie e o Niko e também porque tá divertido demais esse “butthurt” da imprensa e fãs órfãos dos Strokes.

  3. Eu adorei o show VOIDZ que vi aqui no Brasil.
    E, sim, adorei o novo album do Arctic.

  4. Cara… não critiquem o Julian comparando ele com Strokes, é outro estilo é outro universo, The Voidz é bom mas não é o famoso indizinho rock que a crítica quer ouvir

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