Melhores Discos de 2025 – O Top 25 da francesa Les Inrockuptibles

Chegamos em dezembro e isso significa que além do panetone, das bebidas e do peru, é época também de olharmos para o que foi a música em 2025. Através do nosso olhar e também pela ótica dos outros, sempre compilando por aqui as melhores listas de melhores discos do ano.

Para abrir, vamos com a tradicional publicação francesa Les Inrockuptibles, carinhosamente conhecida como Les Inrocks, que nasceu no meio dos anos 80 e se tornou uma das mecas jornalísticas quando o assunto é música alternativa.

Com o passar dos anos, a publicação expandiu seu olhar e virou uma referência gigante não só em música, mas também em cinema, literatura, política, sociedade e artes em geral. Sempre com aquele jeitão francês de assumir posições firmes e valorizar a crítica profunda, ajudando a moldar o gosto de gerações inteiras, revelando artistas e novas bandas, acompanhando movimentos culturais e mantendo um pé fincado na tradição do jornalismo cultural independente.

Mesmo com a internet, a Les Inrocks persiste e resiste. E está aqui na Popload com seu Top 25 do ano, eclético do jeito dela, com a boa lembrança do “Forever Howlond”, do Black Country, New Road, com umas francesices tipo o veterano Benjamin Biolay, o Wet Leg, o Bar Italia, o Pulp, e um primeiro lugar que a gente não sabe se realmente esperava.

Eis o Top 25 da Les Inrocks.

1 Essex Honey – Blood Orange
2 Choke Enough – Oklou
3 More – Pulp
4 Lux – Rosalía
5 Moisturizer – Wet Leg
6 Lucre – Dean Blunt, Elias Rønnenfelt, and Vegyn
7 Una Lunghissima Ombra – Andrea Laszlo De Simone
8 Pirouette – Model/Actriz
9 Touch – Tortoise
10 MEGA BBL – Theodora
11 Some Like It Hot – Bar Italia
12 Industry Plant – Miki
13 Party Time – TVOD
14 Schegge – Giorgio Poi
15 Le Disque Bleu – Benjamin Biolay
16 Like a Ribbon – John Glacier
17 1997 – Kids Return
18 Eusexua – FKA twigs
19 Tall Tales – Mark Pritchard and Thom Yorke
20 At the Party – Drift
21 Sinister Grift – Panda Bear
22 Poèmes Pulvérisés – Léonie Pernet
23 Phonetics On and On – Horsegirl
24 Forever Howlong – Black Country, New Road
25 Blurrr – Joanne Robertson