Há um mês foi lançado o disco “Tutorial”, segundo da Godofredo, banda mineira que testou um jeito peculiar de gravar as 11 faixas do álbum. Tudo muito cru, sem quase nenhuma produção e pós-produção nas canções, fazendo os arranjos na hora de entrar no estúdio. Do jeito mais espontâneo possível.
“É um álbum mais ‘na cara’, sem tanta produção e pós-produção – o que acho que pode incomodar algumas pessoas, mas a
gente quis bancar, porque está tudo muito parecido hoje em dia”, como comentou Vinicius Cabral, co-fundador e um dos guitarristas da Godofredo.

“Tutorial” transmite ao ouvinte, no melhor sentido, uma sensação ainda de que a maioria de suas faixas poderia ser a trilha sonora de um desenho animado, no qual é retratada a vida de um grupo de amigos que sai em busca de aventuras.
E esse imaginário lúdico é evocado pelo disco devido exatamente a essa referida espontaneidade, tanto na gravação quanto nas letras e nos próprios arranjos das faixas, que lembram um pouco, sobretudo nos riffs de guitarras, àqueles primeiros discos dos Arctic Monkeys, além da Lupe de Lupe, referência forte da CENA mineira.
O Godofredo é formado, além de Vinícius, pelos músicos Gabriel Elias, Camila Soares e Rodrigo Piteco.

Outro aspecto interessante do disco é a coesão que “Tutorial” apresenta em todos os aspectos, sonoros e líricos. Em destaque, as faixas “Guarda-Roupa”, que tem um vídeo muito bacana filmado pelo cameraman Dedeco, da dupla Paira, também de BH, além das canções “Inferno” e “Amanhã Pode Ser Assim”, as últimas que poderiam muito bem ter sido um dos dois singles de “Tutorial”, junto com “Guarda-Roupa”.
“Acho que quando a gente grava fazendo o estúdio soar, as coisas ficam mais orgânicas, e você não tem tanto controle sobre o que vai sair. Isso faz com que, bem ou mal, esse disco soe muito único”, comenta Vinicius, no sentido de fazer o estúdio ganhar uma personalidade tal que parece até que ele faz parte da banda.
Detalhe: o estúdio onde a Godofredo gravou o disco, o Estúdio Central, em Belo Horizonte, é de propriedade da banda, mais especificamente do guitarrista Gabriel Elias. Talvez o lugar pode ser mesmo considerado um integrante do grupo.
Confira, abaixo, o vídeo de “Guarda-Roupa” e o disco “Tutorial” inteiro.