Dos mesmos criadores de Top 50 da CENA e Top 10 Gringo, nasce agora o Top 5 SHOWS, nossa sugestão de cinco shows imperdíveis que acontecem na semana principalmente em São Paulo, mas não só.
A ideia é publicar essa lista, também com sua playlist convidativa, toda segunda-feira, no formato dos outros Top. Cabem shows, festivais, performances “diferentes”, o que calhar de a gente indicar.
O destaque de nosso primeiro ranking de shows imediatos, sim, é a apresentação inédita no Brasil do grande grupo indie americano Brian Jonestown Massacre, no Cine Joia, em São Paulo. Em BH, vai ter o enorme Breve Festival, no Mineirão.
Abaixo, o ranking dos shows desta semana.
Não só vale o ineditismo de ver finalmente no Brasil a banda indie psicodélica, capitaneada pelo figura Anton Newcombe, como os produtores ainda escondem uma “atração surpresa” como atração de abertura, além do grupo paulistano Bike. O Brian Jonestown Massacre teve um começo muito relevante quando surgiu em San Francisco, no começo dos anos 90, dando o lado viajante ao turbilhão grunge metal que assolava a música independente daquela era tão rica. Ver a banda de Newcombe em ação, nesta semana, é acertar uma conta com o passado. Obrigatório. Os ingressos estão esgotados.
O Festival Breve vai rolar neste fim de semana no Mineirão todo inusitadão. A começar por ter uma atração internacional como headliner: a britânica Joss Stone. Diferentemente do ano passado, o Breve vai ter só um palco para a CENA e dentro do Mineirão, deixando o palcão do lado de fora para as atrações eletrônicas. Apoiando-se na “tendência” cada vez maior dos festivais brasileiros, o festival vai promover os famosos (porém duvidosos) encontros, na linha Black Alien e FBC (esse deve ficar bom) e um mais, digamos, diruptivo, como João Gomes recebendo Don L e Gilsons. O que será que vai sair daí? Outros nomões do Breve são Alcione, Alceu Valença, Planet Hemp e Liniker, entre outros. Se alimente bem antes de ir ao Breve (o que não é um problema estando em Belo Horizonte. O festival terá 15 horas de duração.
Nesta sexta, em São Paulo, vai ter um “show maior” da cantora lusitana MARO, depois de uma temporadinha esgotada no Bar Algo, há algumas semanas. De voz rouca gostosa de ouvir e uma simpatia absurda para envolver seus fãs, MARO apresenta na Casa Natura Musical a sua turnê “Hortelã Trio Tour”. Acompanhada pelos renomados guitarristas Darío Barroso e Pau Figueres, MARO promete um som meio folk e meio pop alternando as composições dos seus cinco álbuns, principalmente esse mais recente, o “Hortelã”, lançado agora em abril e já com algumas novas “testadas” nos três shows do Bar Alto.
Estamos neste momento da CENA em que bandas que formaram a última geração estão completando grandes aniversários e uma delas é a emblemática Francisco El Hombre, que está em turnê de comemoração de seus 10 anos. Com suas sonoridades de influências latinas, a sempre pulsante Francisco El Hombre é conhecida por suas apresentações intensas, dessas que sempre tem mosh pit, sabe? E não seria uma celebração sem convidados!, essa que acontece quinta no mágico Circo Voador carioca. Com abertura da dupla Àvuà e participações de Bruna Black, Braza, Lan Lahn, Jonathan Ferr e Jotapê, o show tem tudo para ser bem marcante.
O intimista clube do segundo andar do Bar Alto recebe o show indie- alta cultura do Apeles, projeto do músico Eduardo Praça (Ludovic, Quadro Negro, Jup do Bairro). A performance marca o show de despedida do disco “Crux”, lançado em 2019 pela Balaclava Records. Enquanto se prepara para o lançamento do novo álbum, Apeles preparou um show com repertório desde o disco de estreia, de 2017, até os ultimos singles. Praça leva ao palco para acompanhá-lo caras como Lucas Gonçalves (Maglore), Thiago Klein (Quarto Negro), Renato Medeiros e Leo Mattos (Tagua Tagua). A abertura fica por conta da artista americana Bijoux Cone, de Portland, em apresentação solo.
* Na vinheta do Top 5 SHOWS, a banda americana Brian Jonestown Massacre.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.