Quem é a rainha, agora? Madonna brilha em sua volta aos shows, em Londres

Ela definitivamente está de volta.

O assunto do final de semana foi o lançamento em Londres da Celebration Tour, da cantora americana Madonna, hoje 65 anos, um dos maiores ícones pop já pisaram a face da Terra. A história é contada no palco, nesta turnê: seus discos marcantes, seus montes de hits famosíssimos e a velha história de que ela chegou em Nova York no finalzinho dos anos 70 com 35 dólares para iniciar a carreira e construiu uma fortuna na música maior que a da Beyoncé.

A residência dela no enorme O2 Arena foi uma apresentação movimentada de 28 músicas em mais de duas horas de concerto, que como o nome da turnê bem diz celebravam sua carreira de 40 anos de babado forte. Teve show sábado e ontem, domingo. E continua na terça-feira na capital inglesa, antes de ir para a Bélgica e Dinamarca e outros vários países, com a maioria das datas com ingressos esgotados.

A julgar por entusiasmadas resenhas da apresentação de sábado, a primeira deste retorno um pouco conturbado que teve no meio uma grave internação hospitalar em junho, e pela avassaladora quantidade de imagens que ocuparam as redes sociais, Madonna brilhou nessa coisa de lembrar para a geração TikTok quem foi a verdadeira rainha do pop.

O jornal inglês “The Guardian” soltou uma interessantíssima reportagem entrevistando seis gerações de mulheres, das sessentonas a crianças de hoje, para sentir o impacto da Madonna na vida delas, como artista da música mainstream mas também de seu papel para o feminismo, moda, política e em posições sempre polêmicas sobre questões sexuais e religiosas.

Esse “start” da Celebration Tour era para ser na América, em julho, mas o “sopro da morte” como disseram que a cantora teve e que a levou à UTI de hospital um mês antes fez a apresentação de sábado em Londres ganhar atenção descomunal.

Para começar tudo, em meio a grandes cenários, Madonna levou ao palco um mestre de cerimônias, a famosa Bob the Drag Queen, um exército de dançarinas e dançarinos e até suas duas filhas, Lourdes e Estere, a última para dançar vogue, ou mais exatamente “Vogue”, com a mãe.

Neste post, fotos e vídeos da duas noites da grande volta da Madonna em Londres. Os vídeos, de galera, formam um total de 40 min de apresentação ao vivo da Madonna. Celebre com ela.

***
* As fotos da Madonna usada neste post são de Kevin Mazur/WireImage para a Live Nation.