* O incrível e atuante Neil Young resolveu se manifestar contra a guerra no Oriente Médio a sua melhor forma: fazendo música. O lendário roqueiro canadense soltou um vídeo intitulado “Stand for Peace”, no qual aparece interpretando em uma versão estridente a canção “The Star-Spangled Banner”, o hino dos Estados Unidos. Ao final, aparecem mensagens como “Sejam corajosos” e “Defendam a paz”. Recentemente, Neil fez um apelo a palestinos e judeus, dizendo que “precisamos recomeçar no presente e libertar as nossas terríveis ligações do passado”. O vídeo de Neil e sua guitarra foi dirigido por sua esposa, Daryl Hannah.
* Em nosso informativo Oasis da semana, aquela banda que não volta, Liam Gallagher foi anunciado como uma das atrações principais dos festivais de Reading e Leeds, para o final de agosto do ano que vem, ao lado de nomes como Lana Del Rey e Blink-182. A informação boa disso aí é que ele vai mostrar no tradicional festival britânico o show especial dos 30 anos do seminal “Definitely Maybe”, o disco de estreia do Oasis. Antes prevista para rolar apenas em arenas do Reino Unido, parece que a turnê pode se estender para outros lugares. Imagina… Enquanto isso, seu big bro Noel Gallagher segue com sua turnê mundial e começa uma série de shows pela Coréia do Sul e Japão neste sábado. Dia desses, Noel se apresentou em Paris, com show transmitido ao vivo na França e sendo liberado aos poucos com vídeos tipo esse, do hino “Don’t Look Back in Anger”, que, vá lá, nem é do primeiro disco, mas é um dos massivos clássicos da banda.
* O incansável Guided by Voices, instituição americana firmeza do indie raiz, continua com sua sina boa de lançar discos em disparada. Hoje, por exemplo, saiu o TERCEIRO deles em 2023. Chamado “Nowhere to Go but Up”, o projeto do dândi Robert Pollard e sua turma é puxado por ótimas músicas, como “The Race Is on, the King Is Dead” e “For the Home”. Mais ativo do que nunca, o GBV completa 40 anos bem vividos neste 2023.