Popload entrevista: DUDA BEAT – Sobre saudade (de você), liberdade, a Debbie Harry e até sobre deixar de ser indie

Depois de uma estratégica de mensagens misteriosas de “Saudade de Você” pela internet e pelas ruas de São Paulo e Rio, Duda Beat revelou nesta semana o primeiro single de sua “nova era” musical, digamos. Com direito a vídeo megacoreografado, a cantora pernambucana já bastante carioca começou a ressurgir na CENA, rumo ao lançamento de seu terceiro álbum, a ser lançado no próximo ano.

“[Esse disco novo] vem de um lugar de somatória do primeiro disco com o segundo, com uma liberdade que não tive nos dois primeiros. Uma liberdade não de gênero, mas de mundo.” disse Duda, em entrevista à Popload.

Sobre o impacto dos acontecimentos pandêmicos dos últimos anos que vai aparecer retratado em suas músicas, Duda disse que é como “renascer e curtir a liberdade depois de anos presa. As canções novas vêm de um lugar de liberdade”, afirmou ela, que lançou seu segundo álbum, o bem-sucedido “Te Amo Lá Fora”, em 2021, na alta da covid-19.

Em “Saudade de Você”, o novo single que chega agora, e que entrou no pódio do Top 50 da Popload nesta semana, Duda Beat deixa para trás os medos todos e se joga na pista de dança.

Nessa onda nostálgica de se voltar às referências dos anos 1980 e 1990, a cantora, que diz ter crescido vendo o top 10 da extinta fase boa da MTV Brasil, abraça forte tal momento e incorpora sua caraterística voz à batida volt mix, usada tanto na eletrônica quanto no hip hop da época.

Em relação a sua semelhança com a famooosa cantora-diva Debbie Harry, da banda Blondie, coisa que nunca deu tanta bola, Duda simplesmente decidiu assumi-la: “Sempre falaram que eu era a cara da Debbie estes anos todos, então resolvi incorporar isso como referência no vídeo.” E não é que o resultado ficou bom mesmo? Só faltou os óculos escuros Ray-Ban.

Este lançamento também marca um momento de virada para a artista. Ao longo dos seis anos de sua carreira, Duda Beat se consolidou como artista independente. Agora, com seu próximo terceiro disco, a cantora pernambucana se une ao selo Universal.

“Cheguei no meu teto. Precisava dividir as responsabilidades. O artista que está começando tem que começar independente mesmo para entender o mercado. Agora já estou em outro momento, onde juntar as forças será importante, mas mantendo liberdade criativa total.”

Veja abaixo o vídeo de “Saudade de Você”.