POPNOTAS: DISCOS NOVOS – O experimental Wilco. O Animal Collective sendo ele mesmo. E a Jorja Smith indie

*** Sexta-feira, o dia delícia de lançamentos de discos mundo afora. E a gente já começa falando do adorado WILCO. O adorado grupo do Jeff Tweedy, nome marcante da nossa história, soltou hoje “Cousin”, 13º da prolífica carreira dos garotos de Chicago. Como grande novidade, este novo álbum é o primeiro do Wilco desde “Sky Blue Sky” (2007) que conta com um produtor “externo”. A missão ficou com a talentosa produtora, cantora e instrumentista galesa Cate Le Bon, que fez a banda se puxar em experimentações um pouco incomuns para seu indie-country premiado e por nós conhecido.

*** Quem também está com novidade na praça é o complexo ANIMAL COLLECTIVE. “Isn’t It Now?” é puxado pelo single “Defeat”, que dura apenas 22 minutos. Com nove canções no total, este é o segundo projeto de estúdio dos norte-americanos, que soltaram ano passado o disco “Time Skiffs”. A mistureba sonora, segundo o próprio grupo, inclui canções inspiradas no pop psicodélico dos anos 60, folk e música renascentista. Imagina…

*** Para fechar nossa trinca de dicas de discos novos, temos ainda o aguardadíssimo segundo disco cheio da JORJA SMITH. Ela, que pintou como uma das grandes novidades do pop com seu debut “Lost & Found”, em 2018, lançou neste meio tempo o EP “Be Right Back”. Este novo projeto ganhou o título “Falling or Flying”. “Este álbum é tipo o meu cérebro. Há sempre muita coisa acontecendo a todo momento, mas cada música é definitivamente um momento de reflexão”. Não menos importante do que esta definição, Jorga tem deixado um recado claro: ela é do indie e o disco aponta para isso. Veremos.