Sexta-feira mais do que bombada no pop com o lançamento de diversos discos de uma galera que a gente gosta, especialmente dentro do universo de nuances infinitas da música eletrônica. Temos de estreia em carreira solo a disco póstumo. Vem que tem.
*** Quem lançou obra nova hoje, por exemplo, foi o distinto músico/compositor/produtor James Blake. Intitulado “Playing Robots Into Heaven”, este é o primeiro trabalho do britânico desde 2021. Puxado pelo single “Big Hammer”, o projeto tem 11 faixas no total e já vai botar Blake na estrada em um rolê pelo Reino Unido e Europa nas próximas semanas, abrindo a turnê mundial.
*** Guitarrista e vocalista do incrível The xx, a lindeza Romy debutou sua carreira solo neste 8 de setembro com o lançamento do disco “Mid Air”, que conta com produção do grande Fred Again em parceria com o renomado Stuart Price, sujeito que já trabalhou de New Order até Madonna. Alicerçado em ótimos singles como “Enjoy Your Life” e “The Sea”, o álbum de estreia da Romy, segundo a própria, é guiado por temas como celebração, santuário e salvação na pista de dança. “É um álbum que lida com amor, luto, relacionamentos, identidade e sexualidade e é uma carta de amor aos clubes queer onde encontrei senso de comunidade e conexão”.
*** Não menos importante e ainda com ares de histórico e emocionante, também está entre nós o inesperado “Bird Machine”, disco póstumo do inesquecível Mark Linkous, aka Sparklehorse, que se suicidou em 2010 após anos lutando com problemas de saúde diversos. O novo disco tem 14 faixas e foi recuperado por Matt, irmão mais novo de Mark, e sua cunhada Melissa, que encontraram diversas gravações enquanto organizavam o arquivo do Sparklehorse. Boa parte delas estavam juntadas para compor o que seria o quinto disco de estúdio de Mark, originalmente previsto para sair em 2009. Matt e Melissa contaram com profissionais que trabalharam com o Sparklehorse em momentos distintos para finalizarem “Bird Machine”, que pode ser conferido abaixo.
*** Para fechar o giro por alguns dos álbuns lançados nesta sexta, chega nada menos do que “For That Beautiful Feeling”, disco de número 10 da carreira do duo The Chemical Brothers, os “irmãos” de Manchester que dão certo. Com colaborações de Halo Maud e do grande Beck Hansen, o álbum é o primeiro de Tom Rowlands e Ed Simons em quatro anos. Diz a NME que, como eles não cansam de se reinventar, o novo projeto é um mix de canções matadoras de pista de dança com experimentações psicodélicas, e que eles continuam sendo “os melhores no meio deles”.