O Oasis acabou há 5 anos, mas vai viver para sempre. E ganhou uma homenagem brasileira

280814_oasis

Parece ironia, mas nos exatos cinco anos do fim do Oasis, que se separou em um 28 de agosto em Paris, a banda dos irmãos Gallagher ganhou uma homenagem brasileira. Mais precisamente o discão “Definitely Maybe”, álbum de estreia que apresentou o Oasis ao mundo batendo todos os recordes possíveis na primeira semana de vendas na Inglaterra, foi todo reconstruído por 17 artistas e bandas brasileiras e da gringa.

Fazem parte do registro grupos como Single Parents, Cachorro Grande, Veronica Kills com Chuck Hipolitho, artistas independentes, revelações da nova música no Brasil, meninas cantando Oasis e nomes internacionais como a banda total madchester The Hippy Mafia – que tem suas músicas tocadas direto on estádio Old Trafford, do Manchester United – e a cantora revelação canadense Tess Parks, nova menina de ouro do selo 359 Music de um certo Alan McGee, o mesmo que descobriu o Oasis.

Além das 11 faixas originais do álbum, algumas b-sides matadoras como “Fade Away” e “Sad Song” também entraram como material extra na compilação, que tem ainda uma versão do próprio Oasis tocando “Live Forever” (a faixa que dá título ao tributo) pela última vez no V Festival, em 2009, quando a banda fez seu derradeiro show, em 22 de agosto de 2009.

onews2808_liveforevercapa

O projeto foi idealizado pelo site brasileiro Oasis News e, para festejar a ação, será realizado nos próximos dois finais de semana a 7ª edição do Oasis Day, evento que acontece em cidades nos cinco cantos do Brasil. O tema deste ano, óbvio, é o aniversário de 20 anos de “Definitely Maybe”, que serão completados sábado agora, 30 de agosto. Em São Paulo, o Oasis Day acontece neste sábado, no Da Leoni, na Augusta.

“Live Forever”, o tributo, está inteirinho abaixo. E essa versão shoegazing do Single Parents para a minha preferida “Slide Away”, hein?

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *