>>
Passado (mais ou menos) o choque, começam a chegar mais detalhes da morte do cantor, poeta e compositor canadense Leonard Cohen. Anunciado na noite de ontem via página oficial de Cohen no Facebook e depois, confirmado por sua gravadora, a nota do falecimento veio apenas com uma simples mensagem de carinho e um pedido de respeito à privacidade dos familiares.
Agora à tarde ficou–se sabendo que, na verdade, Leonard Cohen já havia falecido na segunda-feira, dia 07, em Los Angeles e que já foi enterrado em cerimônia discreta e íntima em Montreal. Assim como Morrissey tem o seu site-de-fã-oficial, às vezes muito mais antenado e confiável que o do próprio artista, Cohen tinha o seu Leonard Cohen Files, endereço que hospedava praticamente TUDO o que você sonhava (ou sonha) em saber, ler e ouvir do cantor. Pérolas, covers, curiosidades, inspirações, referências, tributos: está tudo lá.
Cohen e o fã finlandês Jarkko Arjatsalo em Los Angeles, 1999
O site é mantido há 19 anos pelo finlandês Jarkko Arjatsalo, auditor de 66 anos de idade. Quando ficou sabendo da ousada ideia de Arjatsalo, Cohen (que estava morando em um monastério-zen na época) entrou em contato com o fã e, acredite, se ofereceu para ajudar na manutenção da coisa. Passou a mandar material inédito, poemas não lançados, desenhos não publicados, além de raridades e até um passaporte de quando era jovem, tudo para que o finlandês montasse esse caprichado museu virtual. Depois de tempos trocando telefonemas, faxes e cartas, Cohen e Arjatsalo ficaram amigos.
Cohen & Arjatsalo em 2008. Foto de Eija Arjatsalo, via Cohencentric.
Era lá também que, às vezes, Cohen anunciava uma turnê com exclusividade, bem antes do anúncio oficial. Por isso, nada mais compreensível e justo que a bíblia Leonard Cohen Files tenha sido a primeira fonte a saber da morte do cantor e, aparentemente, a anunciá-la. Na home do site, uma homenagem final e o recado abaixo, informando o dia correto da morte e o enterro em sua terra natal:
* LEIA MAIS
* Leonard Cohen se despediu de sua musa, Marianne, em julho
* I’m ready, My Lord… Lenda Leonard Cohen morre aos 82 anos