Há mais ou menos dois anos, o mundo pop ficou estremecido com o anúncio do fim do Daft Punk, instituição da música eletrônica responsável por levar as músicas de clubinhos para as grandes massas e tudo mais que a gente nem precisa ficar repetindo.
Só que, mesmo com o fim da dupla francesa, Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter deram um pequeno sinal de vida dia desses, quando divulgaram um vídeo raro do projeto, da época em que eles ainda eram “humans after all”, digamos, sem os capacetes que eles eternizaram.
O registro em vídeo é de uma apresentação da clássica “Rollin & Scratchin” feito em uma apresentação do duo no Mayan Theater, em Los Angeles, no ano de 1997.
O vídeo, exibido para marcar os 25 anos do épico disco “Homework”, inicialmente apareceu em uma live única na Twitch no final do ano passado, e em seguida pintou de mansinho no canal dos franceses no YouTube, durando 12 minutos de pura magia e catarse.
O Daft Punk surgiu em 1993, chacoalhou a eletrônica como pioneiros, aproximaram os indies das pistas e vice-versa, e lançou quatro discos fundamentais: “Homework”, de 1997, pegando carona em Prodigy e Chemical Brothers na electroinvasão aos EUA; “Discovery”, 2001; Human After All”, de 2005. O último deles, “Random Access Memories”, foi lançado em 2013, carrega o hino pegajosíssimo “Get Lucky” e tem participações gigantes em músicas idem tipo Giorgio Moroder, Nile Rodgers, Julian Casablancas, Panda Bear, entre outros.
Oficialmente, o duo chegou ao fim em fevereiro de 2021.