“Fantasma” de Michael Jackson assombra o futebol inglês e rebaixa o Fulham

090514_jacko2

Futebol é pop. Um papo maluco e delicioso tem tomado conta da imprensa esportiva (e fofoqueira) na Inglaterra. Com a Premier League em reta final e o Liverpool escorregando, dando ao Manchester City a grande chance de ser o campeão, outras situações da tabela de classificação do campeonato já estão definidas. Uma delas é o rebaixamento do Fulham, clube pequeno da cidade de Londres que até um tempo atrás era conhecido especialmente por uma peculiaridade: do lado de fora de seu estádio Craven Cottage havia uma estátua de 2 metros do Michael Jackson. A ideia, que sempre dividiu opiniões, foi do ex-presidente do clube, Mohamed Al Fayed, que dirigiu o clube por 16 anos.

Erguida em 2011, a estátua era motivo de gozação por parte dos torcedores rivais. Mas, para alguns, inclusive Al Fayed, era um amuleto de sorte. O ex-mandatário egípcio vendeu o clube ano passado para o norte-americano de ascendência paquistanesa Shahid Khan, que logo após sua entrada mandou retirar a estátua da porta do estádio, alegando ser um pedido de muitos torcedores.

No último fim de semana, o Fulham foi rebaixado à segunda divisão inglesa após ser goleado por 4 a 1 pelo Sunderland. A queda foi suficiente para Al Fayed voltar aos holofotes. O ex-dono do clube londrino disse que o time só caiu porque a retirada da estátua do Rei do Pop zicou tudo. “A estátua era um encanto e a sorte que trazia para o clube foi eliminada. Agora temos que pegar o preço do rebaixamento. Felix Magath (técnico alemão do time) não é a pessoa mais indicada para o cargo, mas a grande culpa foi a retirada da estátua, que era nosso instrumento de sorte.”

090514_jackoalfayed

Michael Jackson acompanha partida do Fulham contra o West Ham ao lado de Al Fayed, em 1999


090514_fayedestatua
Magnata egípcio posa orgulhoso em frente ao monumento do Rei do Pop, em 2011


090514_jackoretirada
Estátua de Jacko foi retirada em setembro de 2013

No próximo mês, se completam cinco anos da morte de Michael Jackson. “Xscape”, disco póstumo com faixas inéditas do artista norte-americano será lançado dia 13 de maio.

Ouça, abaixo, uma das faixas do álbum. “Blue Gangsta”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *