>>
* “Horses”, o mais famoso disco da senhora Patti Smith, poeta, artista, jornalista e ainda por cima uma das mais conhecidas cantoras da história, lançado em 1975, faz 40 anos este ano. E vai ser tocado na íntegra, como tributo, pela guitarrista australiana novinha Courtney Barnett, em dois shows na linda Melbourne, na Austrália.
Barnett se veste de Patti Smith duas vezes no mesmo dia, em outubro, dia 18, acompanhada de três músicos australianos: Adalita Srsen (da veterana banda Magic Dirt, a “Patti Smith australiana”), Gareth Liddiard (guitarrista do The Drones, bandaça) e Jen Cloher.
A princípio, foi anunciado um show do dia 18 no Melbourne Town Hall, às 8 da noite. Como os ingressos se esgotaram rapidamente, foi marcado outra apresentação para mais cedo, às 5.
“Horses”, disco de estreia de Patti Smith, foi lançado numa das épocas mais culturalmente férteis da história, em Nova York, quando o punk estava tomando forma e as instâncias artísticas se misturavam, todos amigos: músicos, fotógrafos, escritores, poetas, artistas plásticos, atores, artistas, teatrólogos, cineastas.
Quando “Horses” apareceu na cena protopunk nova-iorquina, Courtney Barnett ainda levaria 13 anos para nascer.
>>