Já podemos dizer que a principal tendência do rock em 2023 é de bandas refazendo seus discos? Iggor e Max Cavalera, irmãos fundadores do Sepultura e há tempos fora do grupo, recentemente anunciaram nas redes sociais que regravaram os dois primeiros discos da internacionalmente gigantesca banda brasileira – o EP “Bestial Devastation” (1985) e o LP “Morbid Visions” (1986).
O lançamento destes materiais, que deve encantar os fãs “roots” do Sepultura, está marcado para 14 de julho. Os discos regravados do Sepultura vão originar ainda uma enorme turnê americana da Cavalera, de agosto a outubro.
Ao contrário do que fizeram U2, The Mars Volta e Roger Waters, os irmãos Cavalera não apostaram em releituras acústicas, mas no aprimoramento sonoro de dois trabalhos, digamos, rústicos.
Para quem não sabe, “Bestial Devastation” e “Morbid Visions” foram originalmente gravados com orçamentos modestos, e sua qualidade sonora não envelheceu particularmente bem, ficando muito aquém de lançamentos posteriores do Sepultura.
Ainda não ouvimos as regravações, mas imaginamos que terão um som atualizado para padrões modernos. A dupla também acrescentou uma faixa nova a cada disco, ambas baseadas em ideias que tinham naquela época.
Max Cavalera comentou sobre os lançamentos: “À medida que ficamos mais pesados ano após ano, às vezes você precisa voltar para onde tudo começou! Nós regravamos ‘Bestial Devastation’ e ‘Morbid Visions’ com o incrível som de agora, mas com seu espírito cru e atemporal. As artes das capas refletem os tempos em que estamos vivendo agora…. Apocalíptico como o inferno! Temos também duas novas faixas com riffs daquela época”.
Iggor Cavalera acrescentou em seu Instagram: “Sempre senti que as gravações de nossos trabalhos anteriores não faziam justiça à maneira como tocávamos as músicas. Então, este é um momento muito especial em nossas vidas e estamos muito orgulhosos de mostrar a vocês, fãs reais, nossa verdadeira representação dos discos incríveis ‘Bestial Devastation’ e ‘Morbid Visions’ com uma identidade visual insana”.
Vale mencionar duas curiosidades aqui: ambos os discos foram originalmente gravados antes da chegada do guitarrista Andreas Kisser ao grupo, e (dizem que) o baixista Paulo Jr. não chegou a gravar seu baixo nessas músicas. Ou seja, nenhum dos integrantes do atual Sepultura teve envolvimento direto com “Morbid Visions” ou “Bestial Devastation”.
As novas capas e os tracklists podem ser vistos abaixo. Os discos saíram sob o nome de grupo “Cavalera”.
“Bestial Devastation”
1. The Curse
2. Bestial Devastation
3. Antichrist
4. Necromancer
5. Warriors of Death
6. Sexta-Feira 13 (faixa bônus)
“Morbid Visions”
1. Morbid Visions
2. Mayhem
3. Troops of Doom
4. War
5. Crucifixion
6. Show Me the Wrath
7. Funeral Rites
8. Empire of the Damned
9. Burn The Dead (faixa bônus)