Ah, o post-punk inglês dos anos 80… Sendo tocado agora pelo “moderno” Operators

>>

Screen Shot 2016-04-05 at 12.49.30

* Quero ser amigo desse Dan Boeckner, viu? O cara, da foto acima, não só é o guitarrista do Wolf Parade, pequena grande banda de Montreal que tinha acabado mas VOLTOU AGORA, como fez ou faz parte do ótimo grupo-projeto Divine Fits, com o Britt Daniel, do Spoon. Em um certo momento cheguei a achar que gostava mais de Divine Fits do que de Spoon, exatamente. Mas sei lá.

O negócio é que Boeckner, no meio de seu tantos afazeres no mundo da música independente norte-americana, arrumou tempo para montar o interessantíssimo Operators, que acaba de lançar seu disco de estreia, “Blue Wave”.

Faça um favor para si mesmo. Ouça logo, abaixo, essa gostosa “Cold Light”, o hit que anda tocando sem parar nas rádios indie bacanas dos EUA. Essa, junto com “Tearing Me Up”, do Bob Moses. A música do Operators já rola no underground americano desde 2014, mas com a proximidade do lançamento do álbum e um certo “relançamento” do single, “Cold Light” ganhou ares.

Screen Shot 2016-04-05 at 12.14.56

O álbum inteiro, esse “Blue Wave”, é cool. É fresh-retrô. Lembra New Order na gelada old wave inglesa do começo dos 80. Sabe Classix Noveuaux, Ultravox, Duran Duran e Depeche Mode do começo? Não sei de onde o Boeckner tirou essas referências do “no future” pós-punk inglês mas está tudo bem vivo no Operators. A banda, em sua página no Facebook, chama a onda do Operators de “analog post-punk”. E, dado o nome do disco e as “waves” todas, tudo parece fazer sentido. Porque funciona que é uma beleza.

O Operators é um trio. Além de Boeckner, carrega na formação a gata Devojka e Sam Brown

Ouça “Cold Light” e, por que não?, arrume um tempo para ouvir o álbum inteiro, via Spotify.

Tem ainda uma versão da música ao vivo, em session para a WFUV, rádio de Nova York. De 2014.

O Operators está em início de turnê americana, para bombar o lançamento do disco novo. Hoje eles tocam em Vancouver, amanhã em Portland. Mais para o final da semana chega à Califórnia, para concertos em San Francisco, Los Angeles e San Diego. Semana que vem tem Austin. Vamos ver se qualquer hora destas interceptamos um vídeo deles ao vivo num desses shows, para postar aqui.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *