Já faz uma semana do lançamento do disco de reunião da banda americana The Mars Volta. Conforme comentamos aqui, não ficamos exatamente impressionados com o epônimo “The Mars Volta”, um LP leve, de 14 músicas pop de 3 minutos de duração. Ontem à noite, em Dallas, nos EUA, eles se reuniram de fato no palco, para seu primeiro show em dez anos. Quem achava que o setlist seria dominado pelo disco novo acabou tendo uma (boa) surpresa.
O grupo já começou com o climão de “Vicarious Atonement”, primeira faixa de sua obra-prima, “Amputechture”, de 2006, tocada pela primeira vez ao vivo. Em seguida, as excelentes “Roulette Dares” e “Eriatarka”, de seu primeiro disco, para mostrar logo as intenções de Omar Rodrígues-López e Cedric Bixler-Zavala. Para um certo espanto, apenas duas faixas do disco novo apareceram (e logo as duas melhores): “Graveyard Love” e “Blacklight Shine”.
O restante do repertório foi principalmente tirado dos três fantásticos primeiros discos do Mars Volta. Isso surpreende, porque os últimos shows da banda de, digamos, rock progressivo torto, pré-hiato, lá em 2012, faziam exatamente o oposto: continham duas músicas clássicas no fim de um setlist dominado por seu disco mais recente à época (“Noctourniquet”).
Felizmente, já temos vários vídeos da apresentação, e podemos constatar que a voz de Cedric está em boa forma. Confira abaixo:
Nesta sexta-feira à noite, o Mars Volta se apresenta mais uma vez em Dallas. Veremos se o setlist se manterá igualmente bom, ou até trará mais surpresas.
Abaixo, a lista das músicas tocadas ontem: