>>
* Já que estamos falando bem ultimamente de filmes sobre música, toma um novinho que mistura Porto Alegre com Dublin e rendeu uma música bacana com vídeo idem.
Está na plataforma Now e vai entrar sexta-feira na Globoplay o documentário “Mr. Dreamer”, quase uma hora de duração que mistura a história pessoal do empresário gaúcho Pedro Sirotsky com a nova música independente produzida na terra do Fontaines DC e da Sinead O’Brien. Tá, vá lá. Do U2 também.
Sirotsky (foto ao longe, na home da Popload), que é o produtor do filme, resolveu ajustar contas com seu passado de arrependido fazendo um documentário sobre seu amor pela música. Nos anos 70, em Porto Alegre, ele apresentava um programa sobre rock numa TV do Sul. Largou para fazer carreira corporativa na empresa de comunicação do pai. Agora, sessentão, quis expurgar essa “culpa” em “Mr. Dreamer”.
E foi para Dublin, filmar. O doc mostra Pedro Sirotsky criando amizades sonoras com uma garotada nova em uma escola de música da capital irlandesa. O docudrama foi gravado em Dublin, em setembro de 2019, e na Praia da Barra, Santa Catarina, e Porto Alegre, em setembro de 2020. Tem roteiro de Marcelo Ferla e é dirigido por Flavia Moraes, premiada diretora publicitária que teve ligações musicais com o saudoso Mark Sandman, ex-líder do grande Morphine.
“Mr. Dreamer”, que teve uma pandemia no meio das filmagens, foi finalizado com a diretora em Los Angeles, os músicos em Dublin e o empresário sonhador no Sul do Brasil.
O protagonista irlandês do filme, além óbvio de Sirotsky, é Alan McKee (a figura central na primeira foto do post), produtor, engenheiro e letrista autodidata de Dublin, que em “Mr. Dreamer” é o espelho jovem e sonhador do empresário e na vida real acabou fazendo a música-tema do documentário, “Breathe”. Tanto o áudio quanto o vídeo trazem vários dos jovens músicos irlandeses que participaram da viagem pessoal do empresário gaúcho.
“Breathe”, o single, foi lançado pelo selo português Loop Discos. E o vídeo dela está aqui embaixo.
>>