* A talentosa Giovanna Moraes apareceu em live na Popload há algumas semanas para explicar algumas coisas. Por que ela tinha abandonado a carreira na neurociência para se dedicar à música? E por que um single em português depois de um primeiro álbum inteirinho em inglês?
As respostas, para quem não pode ver a Popload Live com ela, estão em “Direto da Gringa”, seu segundo álbum, de vários alcances, lançado na última sexta-feira.
A gringa em si é a própria Giovanna. Depois de muitos anos crescendo e estudando nos EUA, a compositora, cantora de múltiplas vozes e multiinstrumentista assumiu sua brasilidade em retorno ao país e quis experimentar. Experimentar sua bagagem de gringa dentro de sua alma brazuca (e dá-lhe Fiona Apple, na inquietude vocal). Experimentar-se na cadência da língua portuguesa e nos ritmos brasileiros (e dá-lhe um monte de referências da cena de cantoras brasileiras, mas nenhuma exatamente em particular).
Sobre a primeira questão, o disco também explica. Giovanna se sentia solitária na carreira de cientista, falando para muito pouca gente. Agora, como música, ela se sente melhor alcançando muito mais gente.
“Direto da Gringa”, este segundo disco dela, joga para um passado distante o álbum de estreia, “Achromatics”, de 2018. Essa transição é feita na faixa 1, curiosamente com o nome em inglês, “Let’s Get Mental”, que nada mais é que aquela barulheira de mudança de dial numa rádio, até encontrar a emissora que se realmente quer ouvir. Aí chegamos todos na “estação Giovanna Moraes” e começa a ótima “Devaneios”, o primeiro single. E, como se essa primeira faixa fosse o rito de passagem, então a nova Giovanna Moraes se faz por inteira daí para frente.
Junto com o disco saiu o ótimo vídeo de “Sai por Inteira”, o novo single, que traz no “mode quarentena” muitas amigas de Giovanna cantando a música, cada uma de suas casas, dançando de um jeito, interagindo com a música de um jeito. O resultado, na edição espertíssima, é quase um real encontro de amigas, mesmo.
Giovanna é bastante visual, também. Comunica em vídeos no Youtube e Instagram seus processos, mostra making ofs, conversa com seus músicos, divide tudo.
E assim ela divide “Direto da Gringa” com a gente (o vídeo de “Sai por Inteira” está aí no meio:
>>