>>
* Formada em 2015 no Rio Grande do Sul, mas agora fixando residência em São Paulo, a banda Pássaro Vadio lançou seus primeiros singles em 2016, mas escolheu junho agora para colocar seu primeiro álbum completo, “Caosmos”, na rua virtual. O trio, que tem o compositor e instrumentista Ramiro (centro da foto), o onipresente e multitask Jojo (do Wannabe Jalva, o primeiro à esquerda na imagem acima) e o baterista Davi Neves, solta seu disco de estreia pelo selo californiano Take One Records.
A Pássaro Vadio é mais uma das bandas da globalizada cena do Rio Grande do Sul que conseguiu unir grandes músicos de diferentes estados para experimentar a mistura de suas técnicas e habilidades, sem perder a conexão forte com a nova música gaúcha. Isso fez de “Caosmos” um disco multiestilo e extremamente experimental, mas rico de ótimas baladas pop.
“Caosmos” mistura uma série de composições de Ramiro com arranjos de diferentes parceiros de longa data. A destacar ainda a presença do guitarrista e baixista Jojô, que desde os primeiros passos de cena indie em Porto Alegre, sua cidade natal, é reconhecido como um dos principais músicos e agitadores culturais das noites da cidade, atuando como DJ, produtor e músico em diferentes bandas e projetos indie de circulação nacional, entre eles: Akeem, Império da Lã, JOHN, Lunes e WBJ (RS), JP (MG) e Apeles (SP).
Nas dez faixas do álbum, todas as referências se misturam de forma muito natural, criando composições marcadas pelas construções extremamente técnicas. São alguns sons acústicos que bebem das fontes de Devendra Banhart até Caetano, além de ritmos experimentais com o pé no Brasil, com arranjos que chegam a trazer o baião para o repertório apresentado por Ramiro, Jojo e Davi. Além disso, outras faixas trazem uma pitada do eletrônico, formando bases de beats mescladas a timbres orgânicos.
Outro ponto que chama atenção no trabalho de Ramiro é sua facilidade na construção das composições, apresentando um talento de escrita elogiado por nada mais nada menos que o escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo.
Ouça “Caosmos”, o álbum de estréia da banda Pássaro Vadio.
Veja o vídeo de “Amargurado”, segunda faixa do álbum:
**** O Pássaro Vadio segue com shows de lançamento do début álbum em São Paulo no próximo dia 17, no Sesc Santana, e 23, no Secretinho. As apresentações em SP marcam a volta de uma miniturnê do grupo, que incluiu dois shows em Porto Alegre e um ontem à noite no Breve.
>>