Olha… Que semana vamos ter! Cheia de shows grandes e pequenos, gringos e nacionais, de perder o fôlego. Teremos a grande volta do Pavement ao país, numa tenda num parque, com Cat Power se transformando em Bob Dylan antes da banda. Que coisa linda. E fora toooooodo o entorno do C6 Fest e suas atrações importantes. Tem Julian Marley no Cine Joia, show intimista da cantora-bombator Raye no Rio, concerto indie premiado em um comedoria da Zona Leste. Vai ser incrível!
A espera está acabando! Nesta sexta 17 tem início a segunda edição do C6 Fest. Serão três dias de muita música boa nos três palcos espalhados pelo parque Ibirapuera, em São Paulo. Com abertura de Jaloo e Gaby Amarantos no sábado e Jair Naves no domingo, o palco da tenda receberá ainda Cat Power interpretando Bob Dylan e o muito aguardado show do Pavement. Tem muitos shows imperdíveis na área externa, como Black Pumas, Raye, Paris Texas e Young Fathers, entre outros, ocupando tarde e noite do sábado e domingo do festival. Além disso, ainda tem as disputadas apresentações dentro do Auditório do Ibirapuera, onde tocam Daniel Santiago e Pedro, por exemplo. Para completar, vão rolar acontecer ainda as discotecagens fervo no Pacumbra, incluindo a sempre doidaça performance do grande Fausto Fawcett. Rolê da semana!
Outro grande destaque da escalação do festival paulistano do C6, a cantora britânica virou um fenômeno no último ano, antes e depois de lançar seu disco de estreia, o premiadíssimo “My 21st Century Blues”, lançado no começo do ano passado. É uma daquelas raras chances de ver uma artista na crista do hype, para entender o que está acontecendo. E isso num lugar intimista como o Blue Note carioca.
Filho do “Homem” e trazendo na bagagem um fresquíssimo Grammy de Melhor Álbum de Reggae, o cantor brit-jamaicano Julian Marley se apresenta no clube da Liberdade, fazendo circular a inesgotável tradição reggaeira que norteia sua família. Numa semana de shows aparentemente inesquecíveis, este é um.
Outro fenômeno dentro de um lugar “pequeno”, a cantora, atriz e modelo mexicana que virou enorme na música pop latina faz a domingueira internacional do Cine Joia, para dar mais caldo a esta semana agitada no Brasil. Danna Paola, que está em turnê pela América do Sul com seu disco novo, “Childstar”, lançado há um mês, traz ao país sua turnê XT4S1S. Cheia de recados no nome do disco e da tour.
O guitarrista da importante banda de pós-rock Tortoise, que passou por São Paulo em show dia destes, ficou na cidade para fazer uma especial apresentação com seu projeto Forfolks, que acontece nesta semana na Zona Leste. A performance de Parker, multiinstrumentista cuja música atinge também o jazz e a eletrônica, faz um show sobre seus discos solos lançados.
***
E MAIS
Nesta terça 14, o Centro da Terra dá a largada na semana agitada recebendo Nina Camillo, enquanto no incrível Porta o alagoense Nyron Higor faz seu show em SP. Para quarta 15 temos o lançamento do álbum “Apnéia”, de Lívia Mattos, no Sesc Pinheiros, e Manuela Julian se apresenta solo na mesma noite que Janine na Audio Rebel, no Rio. Na quinta 16, Getúlio Abelha sobe ao palco do Bona Casa de Música, enquanto a banda Boogarins faz showzaço de 10 anos do disco “Plantas Que Curam” na Casa Natura Musical, com participações de Lazúli e 131, ao mesmo tempo que Duda Beat leva sua Tara & Tour para o Espaço Unimed. Ainda na quinta 16 temos: mais um dia de Festival Picles, com Walfredo em Busca da Simbiose, Giovani Cidreira e DJ Tatá Aeroplano; no Sesc 24 de Maio, Tássia Reis canta Alcione; e no Rio a banda Pelados toca no Centro Cultural BNDES. Fechando a quinta 16, BK e o Circo Voador se unem para apresentação beneficente pelo Rio Grande do Sul na clássica casa carioca. Para um role dançante, recomendamos a festa Delta Estácio Blues Remix de Juçara Marçal, que acontecerá no Porão da Casa de Francisca, na quinta 16 e sexta 17. Falando em sexta 17, a noite será agitadíssima e opções é o que não falta! Começamos na Porta Maldita, que recebe Cosmotel, Eduardo Pavolski e El Escama, seguimos para a Áudio, onde a banda Tuyo faz show de lançamento do seu mais recente disco, “Paisagem”, e vamos até a Casa Natura Musical, onde vai rolar o show “Nas Ondas de Marina”, em que Marina Lima convida Filipe Catto. Ali ao lado, no CityLights, a dupla mineira Hot e Oreia se apresenta pela primeira vez em SP desde sua volta. Já no Picles, rola o Inferninho Trabalho Sujo com shows de Boca de Leoa e Ava Rocha. Para fechar a sexta 17, temos: Mateus Fazeno Rock com show da turnê “Jesus Ñ Voltará” no Sesc Pinheiros; o duo Àvuà no Sesc Guarulhos; e a banda Pelados no Maquinaria, em Juiz de Fora. E os Gilsons tocam no Espaço Unimed na sexta 17 e domingo 19. O fim de semana segue no agito com Pato Fu comemorando seus 30 anos de carreira na Áudio no sábado 18. Neste dia tem ainda Castello Branco no Bona Casa de Música, Rachel Reis com “seu esquema” na Casa Natura Musical, o festival Coolritiba, na Pedreira Paulo Leminski. Ainda tem uma série de shows nos Sescs que fazem parte da Virada Cultural: no sábado 18, Francisco, el Hombre no Sesc Itaquera; Anelis Canta Itamar Assumpção no Sesc Belenzinho; Sáficas com Juliana Linhares, Mahmundi, Maria Beraldo, Jadsa e Josyara no Sesc Bom Retiro. Shows que vão rolar tanto no sábado 18 quanto no domingo 19, Tom Zé apresenta “São Paulo, Meu Entorno” no Sesc 14 Bis, e Jota.pê faz show do álbum “Se o Meu Peito Fosse o Mundo” no Sesc Pompeia. Para fechar, temos Ed Motta com a apresentação do disco “Behind the Tea Chronicles” no Sesc 24 de Maio, nos dias 17, 18 e 19. Para fechar mais uma semana, Milky Chance e Donavon Frankenreiter fazem show na Áudio e Monnic no Bar Alto, ambos no domingo 19.
***
FIQUE DE OLHO
E dando destaque para um festival que já fez história e está aindaem sua segunda edição, vamos falar sobre o Doce Maravilha. Com curadoria do famoso Nelson Motta, os dois dias de evento unem alguns dos principais novos artistas da CENA com figuras consagradas, em uma série de shows que favorecem esse formato de encontros que está na moda (para o bem e para o mal). Temos as performances que vão emocionar, como Maria Bethânia com Xande de Pilares e Letrux cantando “O Último Romântico”, de Lulu Santos, até algumas pérolas que prometem ser bem interessantes, como Àttooxxá e É O Tchan, e Djonga com Ana Carolina e Negra Li. E, claro, aqueles para você ficar de olho: como Ana Frango Elétrico com FBC e Bruno Berle, e Mayra Andrade com Rachel Reis. O festival acontece no próximo fim de semana, no sábado 25 e domingo 26, desta vez no Jockey Club.
***
* Na vinheta do Top 10, a banda indie americana Pavement.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Vinícius Felix.