xx

>>

* Caminhando para o fim, a turnê americana da banda mais bem-sucecida das sonoricades econômicas do mundo, o grupo inglês The XX, que faz música tendendo ao silêncio, passou neste últimos dias por Nova York. Uma das formações mais “diferentes” da música desde que “explodiu” na calada do som britânico em 2009, o XX é um trio que tem um integrante que toca guitarra e canta e outro que toca baixo e canta. Até aí normal. Atrás dos dois “líderes”, Romy e Oliver, tem o principal integrante do XX, o exímio Jamie, que na descrição de suas funções no grupo tem o atributo: Jamie, electronics. O cara toca eletrônica na banda.

O XX, que não escapa de vir ao Brasil em 2013, pelo que a gente anda sabendo, chegou a Nova York para se apresentar no Paradise Theater, no Bronx, uma espécie de Cine Joia do famoso bairro. A turnê americana passa hoje pela Califórnia e acaba amanhã em Baltimore, para depois ir ancorar um mês na Europa, com vários shows esgotados. Mas o bicho pega em dezembro, nas cinco datas para mostrar o “Coexist” na Inglaterra. O show do Brixton Academy, dia 16/12, é o último da série, sold-out logo que os ingressos foram vendidos.

“Coexist” foi lançado em setembro e entrou direto no primeiro lugar das paradas inglesas. Nos EUA, emplacou um incrível quinto lugar no “Bilboard 200”. Li que no dia que o disco foi lançado, Jamie, Romy e Oliver, que estavam nos EUA, foram ao McDonald’s jantar. Depois, para seguir comemorando o lançamento do disco “sophomore”, cada um dos integrantes do XX tatuou o nome da banda no pulso. Dois “xis” num dos pulsos dos meninos. Um “xis” em cada pulso de Romy.

No programa do Jimmy Fallon, na TV americana, sexta, o XX apareceu para uma performance mais… hum… dancezinha da linda “Chained”, de “Coexist”. Sensacional. E entenda como “dancezinha” a performance de Jamie lá atrás, até com uns elementos de percussão orgânicos acoplados à sua mesa de “electronics”.

Do show do Bronx, sexta também, tem outra nova incrível, outra celebrando o sound of silence de ritmos econômicos do XX: “Fiction”. Com Oliver Slim atraindo gritinhos histéricos da plateia. Histéricos em “nível XX”, claro.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *