Xiii… Ian Brown faz shows sem banda, deixa a galera pistola e está sendo cancelado na Inglaterra

Foto: GETTY

A polêmica da vez na Inglaterra tem nome e sobrenome: Ian Brown. Encasquetado frontman do histórico The Stone Roses, banda que durou pouco devido às tensões internas, mas o bastante para se tornar uma das mais influentes que o Reino Unido produziu nas últimas décadas, ele iniciou no último domingo sua nova turnê solo. Solo até demais…

A série de shows começou na cidade de Leeds e, para a surpresa do público presente, Ian subiu ao palco sem banda. Durante quase uma hora e meia, ele cantou em cima de uma base pré-gravada (como muitos artistas do pop fazem), o que levou o público a chamar o show como uma mera apresentação de karaokê.

São muitos os relatos de fãs desapontados, com muitos deles falando que deixaram o show mais cedo, porque Ian matou suas próprias músicas e traiu a sua própria história. A outra reclamação foi em cima do preço dos ingressos: 40 libras (algo em torno de R$ 230).

Após a enxurrada de críticas, Ian fez outro show no mesmo formato na noite de ontem, em Glasgow, e postou uma frase direta: “Glasgow. Haters hate and lovers love!”.

O quase sessentão Brown não pode ver uma polêmica que já quer se envolver. Nos últimos anos, o cantor deu declarações bastante contestadas a respeito do Brexit e, ano passado, chegou a cancelar sua apresentação no Neighbourhood Weekender, por ser um jeito antivacina. Na ocasião, o festival exigiu que todos os artistas do line-up apresentassem seus cartões com a vacina da Covid-19.

Mesmo em meio à polêmica toda, Ian continuará com a turnê. Nesta terça, ele se apresenta em Edimburgo. Na quinta, em Newcastle.

Abaixo, alguns registros dos shows em Leeds e Glasgow.