Wow!! Ligabue em São Paulo. O U2 italiano vem aí em janeiro

>>

* Para quem conhece o cara, a notícia é das mais incríveis. Tudo a bem grosso modo, cabe o esclarecimento para que não sabe quem é Luciano Ligabue. O Bono da Itália, que comanda o Los Hermanos da bota, vem fazer show no Brasil em janeiro. Aos ouvidos brasileiros, a música pop italiana tem obviamente um quê forte natural de cafona, assim como a francesa, questão de lingua e tals. Mas o Ligabue, o “Liga”, a banda de Luciano que se confunde com seu sobrenome, com a marcante figura dele, ultrapassa absurdamente o adjetivo jocoso naquilo que os italianos preservam de melhor, além da macarronada e as cidades inacreditáveis: o sentimento.

Ligabue lançou há exatos um ano seu décimo-primeiro disco, “Mondovisione”, que dá o nome da turnê que rapidamente passa por São Paulo e Buenos Aires no começo de 2015. O álbum saiu na Itália exatamente em 26 de novembro de 2013. E ainda assim foi o disco mais vendido do ano passado lá. O sujeito é mito ou não?

Um dos maiores admiradores do Ligabue no Brasil, e um dos caras mais italianos fora da italia, o fratello Gian Oddi, ele mesmo um astro da TV esportiva brasileira, tem histórias para contar de Luciano Ligabue e sua banda. Oddi está empolgadíssimo com a vinda de Liga para o Brasil. Só tem a reclamar que o show deveria ter sido marcado para o anfiteatro da Arena Palmeiras, o que eu concordo plenamente.

Parla, Gian!

Screen Shot 2014-11-21 at 11.54.08

“Você provavelmente nunca ouviu falar de Luciano Ligabue e também não conhece, ou conhece pouco, sobre rock italiano. Faz sentido. O nome de Ligabue é totalmente desconhecido de quem não tem alguma relação com a Itália. E o rock não é exatamente o primeiro gênero musical no qual a gente pensa quando fala de música italiana.

Então saiba: em setembro de 1997, no aeroporto de Campovolo, em Régio de Emilia, na região central da Itália, uma banda que você conhece bem, chamada U2, bateu o recorde de ingressos vendidos para um único show em território europeu — 146 mil.

A marca só foi superada oito anos depois, neste mesmo aeroporto, quando o tal Luciano Ligabue do qual você provavelmente nunca ouviu falar fez um show para 180 mil pessoas, com 165.264 pagantes.

Embora a marca seja excepcional, bater recordes de público (com estádios sempre lotados em toda Itália) e de venda de discos não é novidade para o “Liga”. Novidade mesmo será a brevíssima turnê na América do Sul que, depois de tocar em Nova York, Los Angeles, San Francisco e Toronto, ele inicia no dia 20 de janeiro, em São Paulo, no Teatro Bradesco (depois dará uma passada em Buenos Aires, antes de cruzar o mundo para apresentações em Sydney e Melbourne).

Com exceção de Vasco Rossi, roqueiro de uma geração anterior, Ligabue faz sucesso sem precedentes para o gênero na Itália. Graças a um pop rock simples, sem frescura, com letras bem bacanas e cuja máxima, do ponto de vista musical, ele resume numa frase de “In Pieno Rock’n’Roll”: “Os acordes melhores são sempre aqueles três”.

Abaixo, dois vídeos da segunda versão do show no aeroporto de Campovolo, em 2011 (este para “apenas” 120 mil pessoas, por opção da organização, traumatizada com os problemas técnicos ocorridos em 2005). E o cartaz oficial que inclui São Paulo na turnê.

content_id

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *