VOLTAMOS!!!

Não que a gente tenha “ido” para algum lugar, mas acontece que a partir de hoje e depois de dois anos de tempos obtusos a POPLOAD, a plataforma que é referência deste país em se tratando de música nova (ou da nova música velha), está de volta PRA VALER, com uma série de anúncios legais demais. A começar por este NOVO SITE, que você está vendo agora, for your eyes only. Novo visual, versão mobile (êêêê!) e um incremento progressivo de novas seções, antigas seções turbinadas, um capricho evolutivo de coberturas nas redes sociais e uma oficialização de um time lindo que vai tocar a nova era deste nosso espaço aqui, que tem ainda A POPLOAD RADIO, os shows singles do POPLOAD GIG (calma!), o tal de POPLOAD FESTIVAL (caaaaaaaalma!!!), o POPCAST (oi, Isadora!), o Popload Social e as demais coisas que a gente vai inventando.Este “time lindo”, bom salientar, quer contar até com você, veja bem. Vai num show legal na gringa ou até aqui mesmo no Brasil? Fale com a gente e seja nossa ou nosso “repórter”, “correspondente Popload”.

Já estava na hora de uma “roupinha nova”. Achamos (e sentimos na pele), com conhecimento de causa, que o jeito de comunicar música vem mudando a todo momento. E, como nunca perdemos esse bonde, não ia ser agora. A última grande mudança visual do site da Popload aconteceu em 2014, quando saímos do UOL para ganhar vida própria, até alguns anos depois sermos “fisgados” pela oportunidade de fazer parte da T4F, a maior empresa de entretenimento da América do Sul. Um site novo já estava sendo pensado desde 2019, mas a covid atrapalhou legal os nossos planos todos, como atrapalhou também, num recorte bem pequeno para a humanidade mas gigante para o nosso negócio/aptidão/prazer, o mundo da música.

Então aqui estamos, em 2022, à beira de uns anúncios importantes, que se inicia hoje e bota a POPLOAD neste novo mundo. Praticamente no ano zero depois do “reset” que a covid provocou no planeta em geral, e em nós em particular. A gente gosta de lembrar, a POPLOAD, com este nome, nasceu em 2001 como uma coluna de música indie e pop dentro do jornal Folha de S.Paulo, levando ao veículo impresso o que já estava sendo incubado desde o ano anterior em seu “espelho virtual”, a Folha Online, em que a nova música ficava ali perdida no meio do “falatório” da seção “Pensata”. Mas crescia e crescia.

Em 2006 virou blog independente, como o som que tratava e fora do jornal onde surgiu. Em 2009, achamos que fosse uma boa ideia fazer shows com as bandas sobre as quais a gente escrevia. Em uma iniciativa do blog e de Paola Wescher, que tinha aparecido no cenário brasileiro como a pessoa que fez os redivivos Pixies tocarem em Curitiba, nascia o selo de shows Popload Gig.
Em 2013, com a sensação inglesa The XX nas mãos, foi decidido fazer algo maior, o que viria ser a primeira edição do Popload Festival. O resto é história e chega até aqui.

No nosso modesto portfólio, entre os nomes que estiveram nas “páginas” do site Popload e nos palcos erquidos pela plataforma Popload e seus tentáculos, já passaram, citando só os gringos: LCD Soundsystem, PJ Harvey, Daniel Johnston, Tame Impala, Nick Cave and the Bad Seeds, Patti Smith, Iggy Pop, Feist, Cat Power, The Horrors, Blondie, Wilco, Beach House, Spoon, Sigur Rós, Metronomy, The Libertines, 2ManyDJs, Jagwar Ma, Of Montreal, The Rapture, Mark Lanegan, Kings of Convenience, The Kills, Primal Scream, Breeders, Grizzly Bear, Andrew Bird.

Se esta lista está para ser turbinada em breve? Como a gente avisou lá em cima, calma. Por enquanto, nos diga o que achou da Popload Novo Mundo e se você vai nos ajudar a fazê-la ficar ainda mais legal.

Vamos juntos, como sempre fomos!

Lúcio Ribeiro
editor

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *