Popnotas – Você também acha que o Water from Your Eyes lançou a música do ano? Bloc Party tocando “Banquet” no “Tiny D”. E o line-up mara e completinho do Se Rasgum

– A banda inglesa indie-clássica Bloc Party, que deve vir ao Brasil em novembro na esteira de sua participação na edição deste ano do incrível festival chileno Primavera Fauna, teve sua vez no querido programa virtual americano Tiny Desk. A session da galera do Kele Okereke teve quatro músicas e começou com o “bloc-buster” (dsclp!) hit “Banquet”, do disco de estreia deles, o historicamente indie “Silent Alarm”, de 2005, 20 anos atrás. É um acontecimento bem marcante, “Banquet” no Tiny Desk, se você for ver bem. É tipo os Strokes ou o White Stripes milagrosamente baixar no Tiny Desk e tocarem “Last Nite” ou “Seven Nation Army”, respectivamente. Não combina combinando, né? As outras músicas desempenhadas pelo Bloc Party foram “Signs”, “Mercury” (ambas dos anos 2000 também, mas não do discaço debut) e “Blue” (esta a mais nova da session, de 2023). Uma das partes mais legais da session é quando, segundos antes do famoso refrão de “Banquet”, Kele Okereke chama a galera: “Come on, Tiny D!”

– A absurda banda indie Water from Your Eyes, de Chicago, na verdade uma dupla formada pela vocalista Rachel Brown e pelo guitarrista Nate Amos (foto dos dois na chamada da home), banda essa que cresce quando se apresenta ao vivo, soltou um novo single espetacular com um vídeo idem. A música se chama “Playing Classics” e vai estar no novo álbum deles, “It’s a Beautiful Place”, que sai praticamente daqui um mês, dia 22 de agosto. O Water from Your Eyes é exatamente o que expressa o novo single: tornar algo já clássico mesmo sendo construído de modo excêntrico, estranho. Nada é normal no som deles e é isso que encanta. E o que move o indie. Olha que beleza tudo isso!

– Pensou que juntar Teenage Fanclub e Valesca Popozuda era tudo o que o festival paraense Se Rasgum tinha para apresentar? Hoje o festival, que neste anos está comemorando 20 anos (uma vida!!!) abrindo espaço para o que há de novo na cena musical da região amazônica, brasieira e, por que não?, gringa, soltou seu line-up completo dessa festa que acontece dia 6 de setembro, no Porto Futuro, na apetitosa Belém. O geral da escalação do Se Rasgum é bem interessante, com grandes nomes como a garota carioca suingue sangue bom Fernanda Abreu, o pernambucano Otto, que que leva seu show comemorativo de 15 anos do famoso disco “Certa Noite Acordei de Sonhos Intranquilos”. De novidades da CENA, tem Julia Mestre, que leva o show de seu disco novo, os shoegazers paranaenses Terraplana e seu paredão guitarrístico (não confundir com a guitarrada local, se bem que…), o requinte das canções e interpretação de Assucena, a apresentação explosiva do Crizin da Z.O, considerada uma das revelações musicais no ano passado, além do encontro potente do pop amazônico de AQNO com Rawi, da força feminina na junção da banda The Mönic com a “rainha do treme”, Keila, além do Baile do Cupijó, que convida Mestra Iolanda do Pilão. Fooora o Teenage Fanclub e a Valesca Popozuda. E Móveis Coloniais de Acaju, Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo e Suraras de Tapajós (com Lia Sophia), nomes que já eram conhecidos. O Se Rasgum também realiza de 3 a 5 de setembro a 1ª Conferência Internacional de Música da Amazônia Legal, ALMA, com entrada gratuita e que terá programação anunciada em breve. Os ingressos do festival já estão à venda online.