O ano incrível da Popload se encerrou com o show de Thurston Moore, no Cine Joia, em São Paulo. Um dos caras mais importantes da história da música independente, Moore trouxe uma superbanda com membros de seu grupo famoso, o Sonic Youth e do fundamental My Bloody Valentine (a baixista Debbie Googe).
O baterista Steve Shelley, parceiro de longa data de Thurston Moore muito além do Sonic Youth, acabou sofrendo um grave problema de saúde na manhã do show (descolamento de retina), sendo submetido a uma cirurgia às pressas aqui na cidade. Shelley recebeu só um conselho do médico: “Sem movimentos bruscos por alguns MESES”. Ele até compareceu ao Cine Joia, mas suas baquetas tiveram que ser entregues a um substituto brasileiro arrumado às pressas: Babalu, baterista da banda do cantor Jair Naves.
Thurston Moore e sua banda executaram seis músicas (mais duas no bis) em uma hora de apresentação enxuta, mas intensa. No setlist, músicas de “The Best Day” e duas de “Psychic Hearts”, de 1995, seu primeiro disco solo.
Antes do show batemos um papo com Morre e seus fãs. Nesses 30 anos de carreira, existe um tipo de show que ele ainda não fez e que adoraria experimentar. Você sabe qual é? Veja abaixo.
*As fotos da performance histórica do Thurston Moore Band que abrem o post são de Fabrício Vianna.