A banda inglesa New Order subiu ontem em sua conta no Youtube um raro vídeo de uma apresentação deles no clube Haçienda, em 1985. Muita coisa para dizer aqui.

Em 1985, embora com poucos anos de vida após o traumático fim do Joy Division em 1980, a banda já tinha três dias. O último deles era a obra-prima “Low Life”, lançado em maio de 85, que já trazia uma mistura do que tinha acontecido na música anos antes (a revolução punk, o pós-punk no-future) com o que iria acontecer a partir dele (o surgimento do indie, o sombrio virar pop, o começo da eletrônica de pista).
O Haçienda foi um dos mais mitológicos clubes da noite inglesa em todos os tempos. Era em Manchester, onde o som inglês dos anos 80 dava as cartas. Durou de 1982 até a falência, em 1987. Um de seus donos? A banda New Order.
O Haçienda pegou exatamente a ascensão meteórica do New Order na cena britânica e levou com ele, ao buraco, toda a grana que a banda estava ganhando, principalmente quando bateu recordes de vendagem no ano seguinte à inauguração, com o single estratosférico “Blue Monday”.
Tudo porque o Haçienda passou a ser a sede da chamada “subculture”, lugar de roqueiros misturados com adeptos da nascente cultura rave e dos adoradores da acid house importada de Chicago. Esse combo fez do Haçienda o epicentro da nova droga inglesa, o Ecstasy, a droga do amor, que fazia o consumo de álcool despencar a quase zero, em detrimento da salvadora garrafinha de água.
Neste novo vídeo velho, neste contexto, vemos o New Order em performance no Haçienda da música “Sunrise”, do “Low Life”. A canção é puro suco de tudo o que foi falado aqui em cima, maravilhosa, mas deve ter umas cinco melhores que ela no disco.
Portanto, ainda que velho, este vídeo velho postado pelo New Order e tratado como novidade é coisa fina.