Semana curta que nada. No feriado, parece até que os shows aumentaram. Tem coisa boa aqui e ali, e para todos os gostos. Bom feriado e bom shows!
O palco do Circo Voador será muito bem comandado na noite de sexta-feira. Atração principal da noite, a banda paranaense Tuyo apresenta seu terceiro disco, “Paisagem”, com direito à participação do carioca Joca. Antes, o cearense Mateus Fazeno Rock assume o palco com sua sonzeira singular. Esta é uma dupla de shows em lugar pequeno melhor do que muitos line-ups de alguns festivais, hein?
Para a galera de SP, vai rolar o show de lançamento do segundo disco de estúdio do carioca Antônio Neves, “Deixa com a Gente”. Mais conhecido por seu trabalho como trombonista, o músico é tão fera que tem seu próprio momento de solo nos shows em que acompanha Marisa Monte. No Belenzinho, Antônio Neves dá sequência em sua carreira individual que teve início em 2021 com o disco “A Pegada Agora É Essa”. Vale a pena conferir seu novo trabalho ao vivo.
É batido, mas é real. O MU540 faz aniversário e nós que ganhamos presente. Sua festa MU360 está de volta com set de 360 minutos ininterruptos, incluindo open-CDJ e mic. E, o mais legal, o lucro desta edição será doado para ações não-governamentais de mitigação dos efeitos da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, via iniciativa da banda Fresno.
Nesta sexta 31, acontece mais uma noite Inferninho Trabalho Sujo no Picles, do velho chapa Alexandre Matias, guerreiro da causa. A casa de Pinheiros receberá desta vez Lauiz, produtor conhecido por seu trabalho na banda Pelados, que está se preparando para lançar seu segundo disco solo, “Perigo Imediato”, com referências de country e pop. Na sequência, o pernambucano Tagore apresenta repertório de seu novo disco, “Barra da Jangada”.
Mais uma entidade dos shows se une à causa do Rio Grande do Sul. No centro de SP, a Casa de Francisca elencou Maurício Pereira e Tonho Penhasco, com o show Micro, e Alessandra Leão e Rafa Barreto, com o projeto Punhal do Preta, para animar a noite de sexta e angariar fundos pro projeto RS Música, que busca ajudar a cadeia produtiva da música na região. Como costumamos falar, bons shows em nobre causa.
***
E MAIS
E vamos de listona, porque tem muito show rolando nesta semana de feriado! Começamos no Mundo Pensante com ensaio beneficente da Charanga do França, nesta terça 28. No mesmo dia, vai rolar performance da Maria Beraldo no Bar Sarau do Pulso Hotel. Para o pré-feriado, na quarta 29, temos Leo Middea, diretamente de Portugal, no Bona Casa de Música. Tem ainda o Baile da Samucagem, com a banda Samuca e a Selva, no Mundo Pensante, enquanto no Rio vai rolar a 2ª edição do Festival Audio Rebel, com Peter Evans e God Pussy, mesma hora em que no Circo Voador tem dupla de shows com Banda Eddie e Pietá. Feriadão é para aproveitar e teremos a banda carioca Troá no Bar Alto, mais uma semana de Festival Picles com Porcas Borboletas, Mercenárias e Gigante Cesar, e Banda Eddie na Casa de Francisca. Na sexta 31, Josyara canta Timbalada no Itaú Cultural, Tiê vem com seu show “Altar” no Sesc 24 de Maio, Karen Jonz dá as caras (e vozes) no Sesc Av Paulista, MC Tha apresenta o “Meu Santo É Forte” no Sesc Pinheiros e Laura Lavieri, Cacá Machado e Igor Caracas levam seu disco “Melhor do Que o Silêncio” para o Blue Note no Rio de Janeiro. Para começar o fim de semana, o Itaú Cultural recebe Jadsa no sábado 1, e no mesmo dia tem show do “Carnaval dos Espíritos” do Fino Coletivo, com participação de Davi Moraes, no Sesc Pinheiros. E lá vem agora aqueles shows que acontecem em múltiplas datas: Duo Avuá no Sesc 14 Bis, no sábado 1 e domingo 2, e Larissa Luz com seu show “Deusa Dulov” no Sesc Consolação, na sexta 31, sábado 1 e domingo 2. Rola ainda o Festival da Lua Cheia, que tem início na sexta 31 e vai até o domingo 2, lá em Altinópolis, interior de São Paulo. Para fechar mais uma semana, no domingo 2 temos a dupla de shows: Cianoceronte e Manu Julian, no Bar Alto, além de Zeca Veloso no Infinu, em Brasília.
***
FIQUE DE OLHO
Atendendo a pedidos, o selo Balaclava trará a banda estadunidense DIIV para show único no Cine Joia, em São Paulo, no dia 15 de setembro. A banda, formada no Brooklyn em 2011, é uma das principais representantes do shoegaze e dream pop na cena, e retorna ao Brasil depois de sete anos de seu show no Fabrique.