O ano de shows no Brasil não só não acaba como caminha todo inventivo rumo ao Natal. O nosso garoto-prodígio Tim Bernardes reafirma seu caráter de um dos artistas mais importantes da CENA atual em toda sua ramificação (seja como cantor, compositor, colaborador, solo ou projetando a volta de sua banda-nascente, O Terno). E faz dois shows no Municipal. Tão novo quanto clássico. Daí a brincadeira com os “hs” no título. E tão improvável quanto funcional é a junção de nomes como O Grilo, MC Bin Laden e Mu540, que rendeu música absurdamente explosiva (“o rock do ano”?). E, por que não, não renderia um show absurdamente explosivo? Na linha atual e clássico, o Boogarins pede (e recebe) seu lugar de destaque nessa dupla de shows em SP nesta semana.
Nesta semana, Tim Bernardes retorna ao Theatro Municipal de São Paulo com quatro sessões esgotadas em dois dias de apresentação. Desta vez, o cantor e compositor paulistano sobe ao clássico palco paulistano acompanhado por uma “pequena” orquestra composta por nove músicos de cordas, cinco de sopros e uma harpista, da qual fazem parte colaboradores seus de longa data como o violinista Felipe Pacheco Ventura e na bateria, Charles Tixier. Com o nome de “Raro Momento Infinito”, frase de sua música “Nascer, Viver, Morrer”, este espetáculo promete fechar lindamente o ano musical paulistano.
Para comemorar sua ótima parceria, a roqueira banda O Grilo se junta a peso pesados do funk como MC Bin Laden e Mu540 numa reunião insólita para uma noite “malvadona” no Cine Joia. Este foi um bom ano para os três atos, desde a feature de MC Bin Laden com a banda britânica Gorillaz à ascensão de MU540 como um dos DJs mais quentes da CENA. Com um dos rocks do ano, a trinca promete uma noite de sonzera na casa de show paulistana.
Para encerrar mais um ótimo ano, a banda goiana Boogarins fará duas apresentações na Casa Rockambole, que fazem parte do seu projeto “Não ao Novo Boogarins”, celebrando os 10 primeiros do grupo. No show de sexta 15, já esgotado, o Boogarins toca repertório dos discos “Manual” (2015) e “Lá Vem a Morte” (2017). E no show do sábado 16 o quarteto toca seus discos mais recentes, “Sombrou Dúvida” (2019) e “Manchaca Vol. 1 e 2” (2020 e 2021). Duas noites incríveis!
Depois de um hiatus por conta da pandemia, o Festival Batuque retorna ao Sesc Santo André trazendo artistas proeminentes na CENA de hip-hop nacional e internacional. A programação conta com referências do rap nacional como Febre 90’s, Victor Xamã, Rodrigo Ogi, MC Luanna, Stefanie, DJ Nato e Max B.O. E traz pela primeira vez ao Brasil o rapper norte americano Freddie Gibbs, um dos principais nomes do gênero de gangsta.
Em sua sétima edição, o Festival Radioca acontece neste sábado e domingo na Fábrica Cultural, em Salvador. Com um line-up que contempla artistas de todas as regiões do Brasil, o festival une nomes como Mahmundi, Patu Fu, Mãeana e Mestre Ambrósio em dois dias de apresentações. Um bom festival para fechar ano e abrir os caminhos para o verão baiano.
***
E MAIS
Começamos nossa semana no Centro da Terra com a Filarmônica de Passárgada que faz show de seu novo disco “PSSP”, na terça 12. Na quarta 13, os parceiros de décadas, Jards Macalé e Tutty Moreno, fazem show do disco de Jards de 1972 na Casa de Francisca. Enquanto isso, no Cine Joia, na mesma quarta 13, a banda britânica You Me at Six faz seu primeiro show em São Paulo, com abertura da banda capixaba Dead Fish. Mesmo dia também que, no Bar Alto, o carioca Fausto Fawcett agita a noite com seu show… “peculiar”, tocando com a banda Leela na retaguarda de suas loucurinhas. Também na agitadíssima quarta 13, mas no Rio desta vez, o músico Pedro Martins, que vai tocar no C6 Fest assim como Fawcett, apresenta seu “Rádio Mistério” no novíssimo Blue Note. Na quinta 14, o grupo Abacaxepa agita o Citylights, em SP, enquanto Bebé faz seu último show do ano no Sesc Carmo e Rachel Reis apresenta seu “esquema” no Sesc Osasco. Em BH, Juliana Perdigão se apresenta no Autêntica, e em Porto Alegre, o rapper Zudzilla toca no Agulha, ambos na quinta 14 e sexta 15. Falando em sexta 15, vai rolar Retrato e Firefriend na Associação Cultural Cecília, o último show da turnê de 10 anos da Francisco El Hombre no Cine Joia, e no Cineclube Cortina rola o super Baile do 4AM, que junta Tagua Tagua, DJ Odara Kadiegi, DJ Ubuntu e o duo Deekapz. No Bona Casa de Música, a portuguesa Maro faz residência de sexta 15 a domingo 17 acompanhada por Pedro Altério. No sábado 16, Luedji Luna mostra ao vivo seu ótimo “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água Deluxe” no Sesc Interlagos, enquanto a Lupe de Lupe faz do Bar Alto seu inferninho particular. Na Casa Natura Musical, ainda no sábado 16, Letrux mostra seu lado mulher-girafa. Já no Sesc Guarulhos, Febem toca sucessos de seus álbuns “Jovem OG”, “Brime” e “Running”. No Sesc Santana, o distinto músico pernambucano Hermeto Pascoal se apresenta no sábado 16 e domingo 17. Na mesma dobradinha de fim de semana, Linn da Quebrada e Giovani Cidreira interpretam o disco “Secos e Molhados”, do mitológico Secos e Molhados, no Sesc 24 de Maio. Para fechar esta semana, a banda carioca Menores Atos toca no Citylights, no domingo 17.
***
FIQUE DE OLHO
Na última quarta-feira começaram as vendas para o encerramento da turnê do “Atrás/Além”, quarto disco da banda paulistana O Terno, banda reativada pelo nosso amigo lá do começo deste post. Com cinco datas pelo Brasil, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, o trio volta aos palcos pela primeira vez como banda desde o fim de 2019. A turnê ainda conta com a primeira apresentação do grupo em Los Angeles, nos EUA, que acontecerá em maio de 2024. Os ingressos estão disponíveis aqui.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o músico Tim Bernardes.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.