Top 5 Shows – Semana quente em SP. Ana Frango Elétrico para paulista ver. Clara x Sofia idem. E Urias toda exclusiva

Repeteco do recado: das profundezas dA Obra, na Savassi, em BH, ao gigantismo do Espaço Unimed, em SP, a gente quer saber o que vai rolar de shows na semana brasileira. Então, casas de todo o Brasil e de todos os tamanhos, enviem sua programação para o email popload@t4f.com.br para ficarmos mais espertos com as apresentações que botamos aqui no Top 5 Shows. Beleza?

Por exemplo, nesta semana bonita vai ter o seguinte, assim rankeado na nossa humilde indicação:

Em versão reduzida, ou, melhor dizendo, de bolso, Ana Frango Elétrico se apresenta em São Paulo no Cineclube Cortina neste próximo sábado. Após viajar um pouco por aí com a banda completa, a artista carioca traz uma nova versão de seu show só na guitarra, com acompanhamento de Thomas Jagoda no sintetizador. O setlist contempla músicas de seus dois álbuns autorais, assim como algumas versões. Mas a pergunta fundamental é: será que Ana vai dar spoiler das músicas de seu novo disco? Tem que ir para descobrir a resposta.

A bombada dupla de cantoras mineiras retorna a SP para fazer uma apresentação especial no domingo do Bar Alto, no domingo em que dificilmente a casa de Pinheiros abre seu clubinho para show. Depois de abrir alguns concertos do Coldplay em estádios neste ano, Clara e Sofia voltam a acomodar sua ótima banda numa sala para 110 pessoas ainda tocando o repertório do seu primeiro álbum, “Nada Disso É pra Você”, lançado em agosto do ano passado.

A cantora mineira Urias, cujo reconhecimento tem sido crescente nos últimos anos, adotou uma estratégia inusitada para o lançamento de seu novo disco, “Her Mind: ela o fez em partes. A primeira foi lançada em junho do ano passado, enquanto acompanhava a Pabllo Vittar em sua turnê pela Europa. A segunda parte veio em novembro. E, agora, a terceira chega para completar o segundo álbum inédito da cantora. A nova fase terá lançamento exclusivo na Casa Natura Musical, neste sábado. 

Comemorando os 5 anos de seu álbum “Tônus”, a banda goianiense Carne Doce faz sua primeira passagem por Brasília em 2023. Neste show, o grupo revisita os maiores sucessos do disco lançado em 2018, cuja performance de faixas como “Comida Amarga” e “Golpista” marcou muito ao longo dos anos pelos efeitos das luzes sobre a vocalista, Salma Jô, e suas meias arrastão. Além do repertório mais recente, a banda também está testando algumas das canções que estarão presentes em seu novo disco, que será lançado no segundo semestre.

Com sua ascensão na televisão, Linn da Quebrada hoje pode até ser considerada mais reconhecida por sua persona das telinhas, mas nesta sexta-feira e sábado seu potente lado cantora assume o palco da Comedoria do Sesc Pompéia para fazer o show de seu mais recente disco, “Trava Línguas”. Em seu segundo álbum, a paulistana Linn aprofunda sua musicalidade, trazendo ao presente o ato de pensar e dançar entre os tambores, sopros, guitarra e beats eletrônicos. 

***
E MAIS

A semana já começa com a escolha difícil entre casas paulistanas: na quarta 5 tem Negro Leo, na Casa de Francisca; Glue Trip, na Heavy House, na retomada do projeto Heavy Sounds; e o ótimo Giovani Cidreira, no Bar Alto. No dia seguinte, quinta 6, a disputa é no instrumental, com OBMJ no Cineclube Cortina e Grand Bazaar no Picles. Para completar a programação paulistana, tem fds agitado com MV Bill na Casa Natura Musical, na sexta 7, seguido por Juçara Marçal, Gui Amabis e Rodrigo Campos com seu Samba dos Absurdos no Sesc Pinheiros, no sábado 8. No domingo 9, Bruno Berle celebra um ano do seu disco, “No Reino dos Afetos”, no Central. E, se o seu negócio são mussas de vozes clássicas e imperdíveis, tem Alaíde Costa na Casa de Francisca na quinta 6 e sexta 7, e Lia de Itamaracá no Sesc Santana, no sábado 8 e domingo 9. Ainda no sábado 8, em BH, tem dobradinha de shows com Marcelo Tofani e Rodrigo Alarcon no Autêntica. E em POA, no mesmo dia, o grande Siba se apresenta no Agulha. Enquanto isso no Rio, o rapper BK faz residência de três dias no Circo Voador, na sexta 7, sábado 8 e domingo 9, com praticamente tudo esgotado.

***
FIQUE DE OLHO

Na última semana, o MECA Inhotim anunciou novidades na programação e para os organizados de plantão também divulgaram a divisão do line-up de seu palco, por dias. O festival acontece nos dias 4 a 6 de agosto no exuberante museu a céu aberto do interior de Minas Gerais e a escalação, para variar, está bem interessante (sem falar do lugar em que é realizado, né…). Temos algumas figurinhas mais conhecidas, como Adriana Calcanhotto, Rodrigo Amarante e Daniela Mercury. E artistas em ascensão, como Ana Frango Elétrico, Melly e Lamparina. Vale destacar o excepcional Alto da Maravilha, de Russo Passapusso e Antônio Carlos e Jocafi. Finalizando com algumas participações internacionais, o festival receberá os franceses L’Homme Statue (ok, total brasileiro já) e Wealstarcks, este último que se apresenta com o fervido rapper “local” FBC, e os argentinos da banda Las Ligas Menores. Baita festival!