A vida pós-Madonna. De Tortoise a Marcos Valle, São Paulo domina novamente a agenda de shows poderosos da semana. Fica aqui nossa força para os amigos gaúchos, e muita energia para que logo mais os shows e festivais legais voltem a dar alegria ao Sul do país.
Alta cultura indie! Nesta quinta 9, a celebrada banda americana de post-rock Tortoise subirá ao palco do Cine Joia, em São Paulo, para tocar na íntegra seu icônico disco, “TNT”. Lançado em 1998, o terceiro disco do grupo de Chicago concretizou o lugar do grupo como um dos mais relevantes na história do post-rock. E temos agora a oportunidade de vê-lo sendo executado, aos olhos de 2024, faixa a faixa das músicas que ajudaram a formatar o gênero que ouvimos hoje.
O cultuado artista carioca Marcos Valle segue com a turnê de comemoração de seus bem-vividos 80 anos. Com uma carreira que passa por 60 destes anos de vida, Marcos Valle é um dos grandes nomes da música popular brasileira e leva para o Sesc 24 de Maio repertório com sucessos de sua carreira, assim como músicas em parceria com (mais) novos artistas da CENA, como Emicida e Céu.
Falando em novos artistas da CENA, esta sim bem “de agora”, a sempre surpreendente Ana Frango Elétrico leva seu “Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua” para um show esgotadíssimo na Casa Natura Musical, com participação de Joca e sua superbanda. Atualmente a artista carioca está fazendo um pequeno giro pelo Brasil em preparação para retornar à Europa com uma turnê de 12 datas gringas, que passará por cidades como Londres e Berlim.
Ao longo do mês de maio, o Picles promoverá a quinta edição de seu festival. Às quintas-feiras, a casa que agita a CENA em Pinheiros receberá um line-up completo de shows de bandas e artistas da CENA atual, com um toque especial. A abertura de todos os shows ficará a cargo de uma seleção de artistas que desejam se apresentar em formato solo, e todos podem se candidatar até este domingo 12. Para a primeira quinta-feira, o Picles recebe Lau e Eu com participação de Laura Lavieri e Dieguito e a baiana Josyara.
Na primeira edição do BacaFest deste ano, a banda carioca de grime, Disstantes assume a cabeça-dechave em ambas as noites. A abertura da primeira noite é de seus parceiros da também carioca Prefeitura do Rio, com quem lançaram o single “Grime das Bancas” no ano passado. E, no sábado 11, a banda paulista Vício fica responsável por tocar antes da atração principal.
***
E MAIS
Vamos para mais uma listona? Temos um novo mês e uma nova residência no Centro da Terra: ao longo das segundas de maio, com início nesta segunda 6, Rômulo Alexis assume o controle do palco em Perdizes com seu espetáculo “Cosmofonias”. Na terça 7, o duo de R&B americano Lany se apresenta na Áudio e segue em seu giro pelo Brasil com show no Circo Voador, no Rio, na quinta 9. Só voltando para a terça 7, temos ainda Jadsa no Pulso Hotel, em São Paulo, enquanto Jonathan Ferr leva seu show “Liberdade” para o Sesc Ramos e para o Sesc Tijuca, na quinta 9, ambos no Rio. Na quarta 8, Alice Caymmi faz show na Casa de Francisca em celebração dos 110 anos de seu avô, Dorival Caymmi. Para a quinta 9, também na Casa de Francisca, Iara Rennó canta seu mais recente disco, “Orí Okàn”, enquanto no Bona Casa de Música o trio Alzira E, Chicão e Yantó se apresenta. Na paralela, no Sesc 14 Bis, Cida Moreira e Helio Flanders dividem o palco. Na dobradinha de shows de quinta 9 e sexta 10, Maurício Pereira leva seu Micro em versão deluxe para o Sesc Pompeia. Para animar a sexta 10, YMA participa do Estéreo MIS, no Museu da Imagem e do Som de SP, enquanto na Porta Maldita, Gabiroto X, Naimaculada e Saravá dividem a noite. Além disso, teremos dois shows que estão marcando a CENA: Mãeana canta JG na Casa Natura Musical e Filipe Catto mostra repertório de Gal Costa em seu “Beleza São Coisas Acesas por Dentro” no Cine Joia. Também rolam dobradinhas de shows entre sexta 10 e sábado 11, no Blue Note de São Paulo, com o mineiro Beto Guedes; e, para o Sesc Pompeia, o rapper Rashid leva a tour de seu álbum “Movimento Rápido dos Olhos”. Vamos em frente que ainda tem a agenda de fim de semana! No sábado 11, vai rolar JOCA e Tarcis na Casa Rockambole, Xênia França com part. de Luedji Luna e abertura de Paolo Ravley no Cine Joia, Mustache e os Apaches no Picles, Rodrigo Ogi no Sesc Santo Amaro e Glue Trip na Ladeira das Artes, no Rio. Ainda acontecerão as duplas de shows de fim de semana, no sábado 11 e domingo 12, com Djavan no Espaço Unimed e Chico César no Sesc 14 Bis. Zudzilla tem performance marcada no Infinu, de Brasília, no sábado 11, e no Shiva Alt-Bar, em Goiânia, no domingo 12. Para fechar a semana, Tulipa Ruiz se apresenta no Centro Cultural de São Paulo, na ocasião do aniversário do espaço de shows.
***
FIQUE DE OLHO
Este está se provando ser um ótimo ano para shows internacionais por aqui e em menos de um mês a banda indie americana Interpol retorna ao Brasil para três apresentações. Celebrando os repertórios dos discos, “Turn on the Bright Lights” (2002) e “Antics” (2004), o quarteto se apresenta no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, dia 5 de junho, e na Áudio, em São Paulo, nos dias 7 e 8. Os ingressos para o primeiro show de SP já estão esgotados, então aproveite para garantir os últimos, por aqui.