Deixando a vida o levar para onde ela quiser, o chapa Samuel Rosa chega desta vez ao Espaço Unimed armado de seu primeiro disco solo, e no lugar que abarrotou há não tanto tempo assim com sua finada banda, a famoooosa Skank. Veremos. O restante da semana, tirando o geral Festival CoMA, é composto por indie-delícias. Seria o Samuel, fora do Skank, agora um indie, também?
Em sua nova fase assumidamente solo e com um disco fresquíssimo na praça, o famoso Samuel Rosa se apresenta no Espaço Unimed, nesta sexta 2. Para o repertório do show, o eterno Skank levará as músicas de seu recém-lançado “Rosa”. Com dez faixas inéditas, o primeiro álbum, após o fim de sua banda, segue nas sonoridades meio ska, meio rock que fazem parte de sua carreira há 30 anos. E, é claro que não se faz um setlist só com dez músicas, então devem rolar pelo menos alguns hits do Skank e outras supresinhas.
Em segundo lugar temos uma dupla de shows da nova geração da CENA com muito rock e aquele pop cabecinha que tem marcado forte essa geração. Diretamente de Juiz de Fora, MG, a banda Varanda vem para São Paulo para tocar algumas das novas músicas que estão produzindo para seu primeiro disco, que deve ser lançado ainda neste ano. Enquanto isso, a banda paulistana Pelados está encerrando o ciclo de seu segundo álbum, “Foi Mal” (2022), o quarteto também está no estúdio gravando o que será seu novo trabalho. Combo indie bem bacana para ser conferido.
Em mais uma edição, o Festival CoMA une uma bastante grande de artistas da CENA em sete dias de evento no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. No nosso recorte, o line-up conta com artistas em ascensão e já bastante faladas como Ana Frango Elétrico e Rachel Reis, e alguns que estão a caminho de ficar obrigatórios, como é o caso da inventiva cantora carioca Mãeana com seu show em que interpreta JG (precisamos ainda falar sobre?), que esgotou três datas na Casa de Francisca nesta semana e leva à capital federal coisas que SP, Rio e Bahia já viram bastante e prestigiaram idem.
Felipe Aguiar, que representa metade da dupla Gorduratrans, Jair Naves (eterno frontman da Ludovic) e Vitor Brauer (Lupe de Lupe) formam o power trio do “Rock Triste”. Conhecidos por seus repertórios de músicas sentimentais embaladas por ótimos riffs de guitarra, o trio se juntou para alguns shows há uns meses e o público pediu mais. Então os caras montaram uma miniturnê com nove datas, que teve início na semana passada em Campinas e passa por São Paulo, Sorocaba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte nesta semana. Vai em algum desses lugares chorar com uma boa trilha sonora.
Com sua trajetória pela música indie na última década, Teago Oliveira marcou a CENA com a atuante banda Maglore e uma coleção de músicas que misturam referências suas de Salvador com o rock dos anos 1960 e 1970. E há cinco anos, no paralelo, o artista baiano resolveu se aventurar em carreira solo, lançando o álbum “Boa Sorte”, com um olhar mais introspectivo para as coisas. E, nesta terça 30, Teago leva seu trabalho solo para o palco cool e cult do Blue Note em São Paulo. Um showzaço indie no escurinho do bar chic da Av. Paulista é uma ótima pedida para começar a semana.
***
E MAIS
Falando em começar a semana, a incrível Juçara Marçal faz show de seu álbum “Delta Estácio Blues” nesta segunda 29, no Sesc Carmo, enquanto Bnegron encerra sua residência no Centro da Terra com o artista Dabliueme, ao passo que no Bona Casa de Música, mãe e filho, Nara e João Gil, se apresentam nesta segunda 29 e também na terça 30, que também o dia de show no Sarau Bar, do Pulso Hotel, que recebe a dupla Zé Manoel e Manuela Rodrigues nesta semana, e o Centro da Terra recebe o grupo Música de Montagem. Ufa! E estamos só no começo. Mas vamos logo pular para quinta 1, quando o Sesc Vila Mariana é visitado Malu Maria para o lançamento de seu álbum “Nave Pássaro”, enquanto no Rio a Joyce Moreno se apresenta no Centro Cultural BNDES. Daí que a sexta 2 está agitadíssima: rola show de encerramento da turnê “Espelho”, de Chico Chico, na Casa Natura Musical; a banda Terraplana leva seu shoegaze ao Sesc Santana; e, na unidade Belenzinho, Zeca Veloso apresenta seu “Desenho de Animação”. Acontecem ainda as duplas de shows de sexta 2 e sábado 3, com Gaby Amarantos no Sesc Pompeia e BK com ambas as datas esgotadas no Circo Voador, no Rio. Para o sábado 3 temos YPU no Bar Alto, Bruna Alimonda com show de seu recém-lançado álbum “Estado Febril” no Sesc 24 de Maio, enquanto no Sesc Santo Amaro Juçara Marçal, Gui Amabis e Rodrigo Campos mostram ao vivo o “Sambas do Absurdo Vol. 2”, e em Campinas rola o R.tmo Festival com BaianaSystem, Criolo, Yago Oproprio e muitos artistas massa da CENA de rap e eletrônica. Falamos das duplas de shows de sexta e sábado, mas ainda tem uma porção de dobradinhas para sábado 3 e domingo 4, que incluem o Baile do Baleiro, que acontece na Casa Natura Musical, em comemoração aos 20 anos da carreira de Zeca Baleiro, cheio de convidados, como Sidney Magal e Leoni. Tem ainda Cátia de França com seu recém-lançado disco, “No Rastro de Catarina”, no Sesc Belenzinho; Zélia Duncan com seu novo show “Sem Tirar os Olhos do Mundo” no Sesc Pinheiros; e o Oxigênio Festival, que vai rolar no Campo de Marte e tem line-up pesadinho com mais de 20 bandas nacionais e internacionais, do naipe de Hot Water Music e The Get Up Kids como headliners. Para fechar mais uma semana, no domingo 4 temos a dupla André Ribeiro e Renan Rocha no Bar Alto, Bryan Berh levando sua Dejavu Tour para o Cine Joia, com participação master da carioca Duda Beat, enquanto no Infinu, lá em Brasília, a cantora Antônia Medeiros apresenta seu álbum “Operária da Canção”. Tá bom ou quer mais?
***
FIQUE DE OLHO
Se nada fugir do script, porque tudo pode fugir, a Popload e a T4F anunciam mais um Popload Gig para 2024. Será o terceiro desta retomada, que tem os incríveis Hives, em outubro, e os mais incríveis ainda Travis, em novembro. Sem spoilers porque o contrato não nos permite, mas a próxima banda (pronto, você já sabe que não vai ser um ou uma artista solo), quando você ver o anúncio, vai causar alguns movimentos espontâneos no seu quadril. Fica o toque!
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o músico Samuel Rosa, agora em versão solo.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.