E você achava que teria descanso depois do Primavera Festival, o Primavera na Cidade e os primaveras soltos? Achou errado. Então toma maaaaaaais shows.
Nós já contamos sobre como foi o show de Sir Paul McCartney em BH e a necessidade de ainda vê-lo ao vivo e nesta semana é a vez de São Paulo receber a lenda. Com três noites esgotadas no Allianz Parque, o eterno beatle já circula pelo Brasil desde semana passada com aquele repertório dos sonhos, recheado com muitos clássicos dos Beatles, e uma presença inigualável do auge de seus 81 anos. Está aí um espetáculo pop que não vai deixar miçangas no gramado do Allianz.
O ano acaba mas não acabam os festivais. Neste ano o tradicionalíssimo festival indie-hippie do Sul, o bonitaço Morrostock, completa 15 anos e a celebração vem com um line-up cheio de ótimas atrações que incluem Mateus Fazeno Rock, Juliana Linhares e Lupe de Lupe. O calor dos últimos tempos vai ser ideal para complementar as vibes roots e de integração com a natureza do festival. Com seu riozinho e com a linda cachoeira.
Antes de ir para Santa Maria, Mateus Fazeno Rock passa pelo Agulha em Porto Alegre. Ficamos muito impressionados com o show do cantor cearense no Primavera Sound. Tem algo sobre a forma como Mateus uniu seu mix de referências da MPB, do rock e de tantos outros gêneros para criar o seu trabalho que se traduz de uma forma muito sensível no palco, em alguns momentos um tapa na cara, mas também tem um carinho. Show imperdível.
Para comemorar os 25 anos de seu álbum “Mergulhar na Surpresa”, o cantor e compositor paulistano Maurício Pereira chamou seu parceiro, o pianista Daniel Szafran, para duas noites na Casa de Francisca. As apresentações terão uma participação especial em cada. Na primeira participa Juçara Marçal, que trouxe Maurício Pereira de volta para a CENA com sua versão de “Trovoa” com sua banda, Metá Metá. E na segunda noite, o escandaloso Odair José se une à dupla. Será uma celebração e tanto.
A antítese dos shows grandões que andamos tendo por São Paulo está aqui. Projeto doido-experimental do agitador indie DW Ribatski “rivaliza” com o Paul McCartney e apronta na improvável Laje, nas Perdizes, do ladinho onde o ex-beatle vai fazer no mesmo momento seu concerto grandioso. GGs
***
E MAIS
Começamos mais uma semana no Centro da Terra, desta vez com show do cantor paulista Tatá Aeroplano nesta terça 5. Seguimos na casa de show de Perdizes com Arrigo Barnabé e Trica fazendo show revisitando repertório de Itamar Assumpção em duas noites, quarta 6 e quinta 7. Na quarta 6, a banda Gupe passa pelo Bona Casa de Música com seu show acústico. Seguindo para quinta 7, no Picles rola double P: Pelados e Pullovers, e o produtor Rico Manzano se apresenta no Mundo Pensante. A sexta 8 está agitadissíma! Tem Bufo Borealis e Test no Cineclube Cortina, Samuca e a Selva recebe a banda mineira Graveola no Citylights e Guilherme Held faz seu show “Me Conta o Vento” com participação de Curumim no Sesc Campo Limpo. Ainda na sexta 8, a mineira Sara Não Tem Nome aparece no Sesc Belenzinho, enquanto Loreta faz seu último show do ano na Casa Odette, com participação de Jadsa. Em BH, Ana Frango Elétrico divide a noite com Arthur Melo na Autêntica, e em Porto Alegre a cantora potiguar Juliana Linhares tem performance marcada para o Agulha. Vão rolar duas dobrinhas da pesada na sexta 8 e sábado 9, Edi Rock no Sesc Pompéia, em SP, e Djonga no Circo Voador, no RJ. Ainda tem uns festivais: o Mucho! acontece da sexta 8 ao domingo 10 na Casa de Cultura do Butantã, e o Cena 2K23 rola na Neo Química Arena, no sábado 9 e domingo 10. Para o fim de semana, no sábado 9 tem Renato Medeiros no Bar Alto, o duo Febre 90s agita o Sesc Belenzinho e no Sesc Florêncio de Abreu o músico Pedro Altério, da banda 5 a Seco, faz seu show solo “De Cara Limpa”. E se você curte 5 a Seco, o Tó Brandileone se apresenta no sábado 9 e domingo 10 no Bona Casa de Música. Em Goiânia, ainda no sábado 9, o carioca Chico Chico toca no Shiva Alt Bar. Para fechar nossa listinha desta semana , no domingo 10, Leo Middea passa pelo Sesc Belenzinho com sua turnê pelo Brasil e rola o Juntas Festival, com Liniker e Vanessa da Mata, no Parque Villa Lobos. No Rio, acontece o festival Polifonia no Vivo Rio e a banda britânica You Me At Six toca no Circo Voador. E em Goiânia, a banda Carne Doce tem apresentação em “casa”, no Shiva Alt Bar.
***
FIQUE DE OLHO
O C6 Fest anunciou hoje seu line-up completo para a segunda edição. Como na edição deste ano, a curadoria para 2024 focou em um conjunto diverso de artistas que vão do indie com Cat Power cantando Bob Dylan ao post punk da banda Squid, passando pelo dance-retrô do Soft Cell. Além de Pavement e Raye, que já tinham sido divulgados, o C6 terá no total 30 atrações ao longo dos três dias de festival, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2024, novamente ocupando o parque Ibirapuera.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, Sir Paul McCartney.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.