Agora que o furacão The Town passou, voltemos a nossa programação normal. E tome logo na abertura mais uma edição do paulistano Coala Festival, para botar a música brasileira de volta em perspectiva. A semana está uma delícia e acessível, repare.
Depois do intenso festival de patrocinadores e influencers em Interlagos, São Paulo recebe agora o “nosso” Coala Festival. Com um line-up que une uns 40 artistas e DJs relevantes da música brasileira, os três dias de festival prometem outra bela edição. Por aqui estamos de olho nos shows de Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, na união entre Jards Macalé e Ana Frango Elétrico (na vinheta acima), e no espetáculo que será Olodumbaiana. Fora a rapa.
Marcos Valle está fazendo 80 anos neste mês e sua festa de aniversário será no Circo Voador. E que festa seria sem amigos? Roberta Sá, Marcelo D2, Frejat, Joyce Moreno e Azymuth se juntam ao internacional produtor e músico carioca para celebrar seu belo aniversário. Que festa, hein?
A grande volta de um patrimônio indie paulistano, a banda Pullovers, criada ainda nos anos 90, quando a música independente era mato mesmo e inclusive em São Paulo. Nesse retorno o grupo, que já foi até trilha de novela da Globo e está gravando material novo, passa em dois calientes shows pelo clubinho cool do Bar Alto. Talk of the town!
É difícil pintar um show da Maglore na agenda e imediatamente a gente não puxar imediatamente para o ranking do top 5 de recomendados. Ainda mais num lugar bacana como a mineira Autêntica. Uma das grandes performances de banda da música independente brasileira, os baianos da Maglore seguem tocando o belo repertório de seu mais recente disco, o “V”. A abertura é do El Efecto.
Nesta semana, a turnê “ Nós a Gente” volta para São Paulo, com Gilberto Gil acompanhado por seus filhos, netos e bisnetos. Esse giro familiar, que começou na Europa, já inclusive está documentada pela plataforma Amazon Prime. E assistir a essa, digamos, série é uma ótima (e divertida) preparação para o show. Com um setlist escolhido em família e aprovado pelo patriarca, a performance é uma celebração caseira da carreira de Gilberto Gil, por gente que respira essas músicas desde as barrigas das mães.
***
E MAIS
Começamos esta semana hoje, terça 12, com o primeiro show do Comitê Secreto Subaquático, no Centro da Terra. Seguindo para algumas dobradinhas, terça 12 e quarta 13 temos Los Sebosos Postizos tocando no Bona Casa de Música e Dora Morelenbaum fazendo show na Casa de Francisca. O carioca Zé Ibarra, parceiro de Dora na banda Bala Desejo, apresenta “Marquês, 256” no Sesc 24 de Maio de quarta 13 a sexta 15. Para esquentar para o Coala, Odair José faz performance acústica na quinta 14 no Bona Casa de Música. Também na quinta 14, Rodrigo Campos apresenta “Bahia Fantástica”, com participações de Juçara Marçal e Romulo Fróes, na Casa de Francisca, enquanto Douglas Germano sobe ao palco da Casa Natura Musical com o show “Umas e Outras” e a incrível Jup do Bairro performa no Sesc Catanduva. Para agitar a sexta 15, vai rolar Jean Tassy na Casa Rockambole e Tagua Tagua no Sesc Belenzinho. Agora para o giro pelo Brasil. Em Porto Alegre, o português Tiago Nacarato se apresenta no Agulha na quinta 14 e sexta 15. Em Olinda, no sábado 16, acontece o Weehoo Festival, com vasto line-up que vai de Baco Exu do Blues a Planet Hemp. E no Rio, também no sábado 16, rola uma dobradinha de apresentações no Circo Voador: Ana Cañas canta Belchior e Chico Chico. Voltando para SP, Yago Oproprio faz show no Sesc Belenzinho no sábado 16. Para os concertos com datas no sábado 16 e domingo 17, Jadsa interpreta “Todos os Olhos”, de Tom Zé, no Sesc 24 de Maio; vai rolar o grande Hurtmold no Sesc Santana; e Otto canta Reginaldo Rossi no Sesc Ipiranga. Para fechar a semana meeeesmo, no domingo 17 o duo Avuá se apresenta no Bona Casa de Música. Pegou tudo?
***
FIQUE DE OLHO
Agora de 16 a 24 de setembro acontece a 13ª edição da Virada Sustentável em SP, evento de sustentabilidade com “programação bastante qualificada, divertida e plural” que junta mais de 50 organizações da sociedade civil com a campanha “Um Olhar para 2030”, simulando as manchetes jornalísticas dos sonhos dessas instituições projetadas em empenas de prédios na Avenida Paulista e em outros locais de grande visibilidade. Vai ter uma farta programação cultural gratuita de exposições, teatro, dança vertical e, a parte que nos toca aqui, shows musicais. A escalação sonora vai de Bloco A Espetacular Charanga do França no Parque Villa-Lobos e Mc Soffia na Casa de Cultura Hip Hop Sul. O encerramento da festa será com o concerto da Orquestra Mundana Refugi com participação especial da cantora e compositora, Adriana Calcanhoto, no dia 24.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a cantora carioca Ana Frango Elétrico, atração das boas do Coala Festival.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.