Top 5 Shows – Ney Matogrosso fecha nosso ano. Climão de amor no Cine Joia. E o adeus (ou até breve) do Superguidis. 2025 está acabando, mas ainda tem

Último dos totens da MPB a se apresentar em 2025, o camaleônico Ney Matogrosso vive grande fase neste final do ano, no alto de seus 84 anos. O tamanho de Ney naturalmente se contrapõe ao festival de bandas novinhas do clube A Porta Maldita, de São Paulo. Mas ambos merecem nosso destaque no Top 5, com um recheio bom que tem a despedida do Superguidis, o ainda florescimento de Dora Morelenbaum e… Os Amantes.

O Homem do Ano, Ney Matogrosso encerrará a temporada de shows de 2026 no Allianz Parque. Muitos, inclusive nós, diriam que o “Homem com H” teve o reconhecimento merecido em vida. Entre um filmaço e uma sequência de apresentações como headliner nos maiores festivais do país, o artista mato-grossense fecha um ótimo ciclo com uma apresentação com toda a pompa e seus característicos paetês. Uma bela maneira de encerrar a temporada, não só para o Ney.

Ainda há tempo para “comebacks”. Num ano repleto de voltas de bandas que marcaram a CENA, neste sábado 20 o Cine Joia será palco do início da turnê “Os Amantes – O Retorno”. A banda, formada por Jaloo, Artur Kunz e Léo Chermont, da dupla Strobo, surgiu em 2019 com o objetivo de misturar pop, tecnobrega, rock e experimentações eletrônicas. Os Amantes são uma união incrível das raízes do norte brasileiro com o pop contemporâneo, um “Brat” com sabor de Tacacá. 

Enquanto alguns começam, outros preferem terminar. Na quarta 17, a icônica banda gaúcha Superguidis retorna a seu hiatus com um show de despedida no Bar Alto, para paulistano ver. Essa pausa, sem previsão de volta, pede uma despedida à altura do grupo que construiu as bases do rock indie gaúcho e também, por que não?, brasileiro nos anos 2000.

Neste sábado 20, Dora Morelenbaum traz a celebração de 1 ano de “Pique” para São Paulo. O álbum de estreia de sua carreira solo marcou a CENA, principalmente com seus shows, desde seu lançamento. E a cada apresentação parece ganhar uma vida nova. Para o show no Bona Casa de Música a artista carioca convidou Jadsa para repetir a colaboração que fizeram no festival Doce Maravilha. Vai ser bonito.

Foram muitos e muitos trios de shows, minifestivais e noitadas n’A Porta Maldita, que alimentam a jovem CENA paulistana . E para encerrar este intenso 2025 a curadoria imparável da casa armou um festival de fim de ano ao longo de cinco dias, que promete noites de muita diversão com as bandas Baile do Peixe, Orfeu Menino, Celacanto, Gabiroto, Caruma, Besta Fera, Jardim do Éder, Capote Valente, Life Acquatic, Jovita, Pink Opake, Qmar, Red Roof, Saravá, Sislop, Tutu Naná, Os Fadas, Florextra e Tranze. A parte mais interessante: tudo num esquema pague o que quiser. 

***
E MAIS

Começamos a última semana de Top 5 Shows com a banda emo americana Pierce The Veil no Espaço Unimed nesta terça 16. Vamos para quarta 17 com mais uma edição do Baú do DJ Zé Pedro, num especial Gilberto Gil, com participações de Bela Gil e Bem Gil no Bona Casa de Música. Já As Mercenárias botam para quebrar no Porão da Casa de Francisca, enquanto Negro Léo e Bruno Schiavo dividem a noite no Mamãe Bar. Na mesma quarta 17 vai rolar mais uma edição na Noite Torta, com experimentações entre os trios Paola Ribeiros, Valério Mnth e Água Escura and Lello Bezerra, Mauricio Takara e Anna Vis no Porta, e acontece também o Women’s Music Event Awards, com apresentações de Joelma, Mahmundi, Gaby Amarantos no BTG Pactual Hall. No Rio, ainda na quarta 17, a Audio Rebel recebe as bandas Guaribas e Manco Capac. Seguindo para quinta 18, o grupo Rancore fecha o ano de seu retorno com sessão dupla no Bar Alto, a portuguesa Maro faz sessão-surpresa no Bona Casa de Música, Arrigo Barnabé e Tatá Aeroplano agitam o Picles com uma noite old school, no Rio o Cupertino, do trio Os Garotin, faz  show inédito no Teatro PRIO e, em Porto Alegre, o Teatro Araújo Vianna recebe a primeira de duas noites com João Gomes, Mestrinho e Jota.pê e seu projeto “Dominguinho”. Para um último sextou do ano temos Assucena e João Camerero em uma “Celebração Intimista da Canção Brasileira” no Bona Casa de Música e os Menores Atos agitando o Hangar 110. No mesmo dia, no Rio o rapper Veigh se apresenta na Fundição Progresso, enquanto Os Garotin tocam na Autêntica em BH. Ainda na sexta 19 a banda catarinense Exclusive Os Cabides fazem uma última perna de sua turnê no Lab96 em Uberlândia e a banda Guaribas segue para O Maquinaria, em Juiz de Fora. Para o sábado 20 a banda americana Limp Bizkit domina o Allianz Parque, em São Paulo, com a Loserville Tour, acompanhada dos artistas Yungblud, 311, Ecca Vandal, Jody Husky e Slay Squad , a cantora Urias encanta o público na Audio e tem festa de fim de ano no FFFront com as bandas Huey e In The Flat Field Party. No Rio, ainda no sábado 20, o Circo Voador recebe a banda Barão Vermelho, o grupo paulista Bad Luv toca no Estúdio Central em BH e os Exclusive Os Cabides seguem para Goiânia onde tocam na Discolândia Monstro. Tem ainda uma dupla de shows que acontecem tanto no sábado 20 quanto no domingo 21 que não poderiam ter uma energia mais oposta: no Hangar 110, a Dead Fish faz seu “Especial de Natal”, enquanto no Espaço Unimed o sambista Zeca Pagodinho apresenta os últimos shows da sua turnê de 40 anos. Para fechar a última agenda do ano, enfiiiiiiiiim, no domingo 21 temos Scalene na Casa Rockambole e Exclusive Os Cabides no Infinu, em Brasília. E deu, 2025!

***
FIQUE DE OLHO

Para fechar o ano (e eu estou escrevendo isso pela enésima vez para ver se acaba logo kkk), que tal nos contar quais foram seus favoritos de 2026? Queremos saber o que você, nosso querido leitor, achou dos lançamentos de discos nacionais e internacionais deste ano, e, é claro, seu show favorito dos últimos 12 meses. É só clicar aqui e nos contar seus favoritos.


***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o veterano cantor Ney Matogrosso.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.