Em meio a tantos megafestivais que mais parecem parques de diversões, o Festival Convida quer que você foque na música. Com uma curadoria atenta que reúne os japoneses Acid Mothers Temple, os goianos-gringos Boogarins e o paulistano Terno Rei, entre muitos outros artistas. É uma programação de uma semana de shows, que acontecerá no Infinu e a na Praça das Avós, celebrando não só a música mas também as pequenas casas de shows. Que tal esse convite?
Após encerrarem a turnê de seu mais recente disco, “Gêmeos” (2022), o Terno Rei apresenta ao vivo, agora, seu disco de estreia, “Vigília”, que completa dez anos de seu lançamento neste ano. Serão em duas apresentações no Sesc Vila Mariana. Como parte do projeto “Como Nasce um Show”, além de apresentar as músicas do disco o quarteto paulistano vai bater um papo com o jornalista Cleber Facchi sobre o processo de criação do show do disco. Um programão completo para os fãs da banda.
Falando em aniversários de álbuns, a clássica banda paulistana Ludovic finalmente apresentará seu show da turnê de 20 anos do disco “Servil”, num clube. O quarteto liderado por Jair Naves voltou à ativa após sete anos para celebrar as duas décadas de seu álbum de estreia. Esses shows também marcam a reedição de “Servil” em vinil, pela Balaclava Records.
As comemorações não param. O famooooso guitarrista britânico Eric Clapton está em turnê de celebração dos seus 60 anos de carreira e retorna ao Brasil nesta semana, após 13 anos de sua última vinda para cá. Há seis décadas Clapton marca a história do rock como um dos mais habilidosos guitarristas e estes devem ser shows que talvez limpem ainda seu nome da polêmica de ser contra a vacinação (da covid, no caso). Pela quantidade de ingressos que vendeu, galera perdoou, já
O alagoano Bruno Berle apresenta o seu disco “No Reino dos Afetos 2”, lançado neste ano, em São Paulo, nesta quarta 25. O cantor e compositor está se preparando para sua primeira turnê pela Ásia, com datas no Japão, China e Coréia do Sul, e um retorno à Europa. E, aqui, escolheu a intimista Casa de Francisca para seu último show na cidade em 2024. Para acompanhá-lo nesta noite especial, Bruno convidou a singular cantora e tecladista paulistana Nina Maia, que deve lançar seu disco de estreia ainda neste ano.
***
E MAIS
Mais uma semana e mais uma listona completa para você! Começamos pelo Centro da Terra, que nesta segunda 23 recebe mais uma vez o grupo Gole Seco para sua tradicional residência às segundas-feiras. Já na terça 24, a agenda internacionaliza. A cantora britânica Joss Stone se apresenta no Espaço Unimed. Na quarta 25, o Centro Cultural de São Paulo recebe Los Sebosos Postizos com seu show em celebração a Jorge Ben Jor e os 50 anos de “A Tábua de Esmeralda”. Seguindo para quinta 26, temos: o duo gaúcho Gupe lançando sua turnê “Dentro de um pra Sempre” na Casa Natura Musical; o Bar Alto recebendo Pedro e Canequinha com o show “Pedro Precisa Cantar Erasmo”; na Porta Maldita rolam os shows da Patife, Tranze e Kakatua; e Leo Bianchini se despede do Brasil por enquanto com show no Picles, com participações de Luna França, Gah Setúbal e João Sobral. A banda Vanguart leva a turnê “Demorou pra Ser” para o Sesc 23 de Maio na quinta 26 e sexta 27. Falando em sexta 27, os pernambucanos da Nação Zumbi comemoram os 30 anos de “Da Lama ao Caos” na Audio. No mesmo dia vai rolar o Festival Volume Morto, organizado por Jonnata Doll, no Ca.fundó, a cantora baiana Melly faz show de lançamento de seu álbum “Amaríssima” na Casa Natura Musical e o paulistano Pélico apresenta seu “Aonde estiver Amor Eu Vou” no CCSP. Ainda na sexta 27 tem também: mais uma edição do Inferninho Trabalho Sujo com a carioca Tontom, pela primeira vez em São Paulo; a banda Cidade Dormitório e Tatá Aeroplano no Cineclube Cortina, a banda soteropolitana Flerte Flamingo no MIS, Alice Caymmi levando seu “Rainha dos Raios: A Fúria” ao Sesc 14 Bis e Josyara cantando Timbalada no Sesc Guarulhos. Para agitar seu sábado 28, a Porta Maldita recebe Boca de Leoa, O Nó e Malvisto, no Bar Alto as bandas December e Floresta dão o tom, enquanto na Casa de Francisca Douglas Germano faz show de pré-lançamento de seu novo álbum, “Branco”, e a Casa Natura Musical recebe mais uma edição do Festival Cultura Inglesa com shows de Xênia França e Funmilayo Afrobeat Orquestra. Tem ainda a banda paulistana Pelados em performance no Sesc Belenzinho e a nova geração de São Paulo, Ana Spalter, Felipe Tavora, Luiza Villa e Tom Arantes, com seu show “Vida Noturna”, na Sala Crisantempo. No Rio, ainda no sábado 28, o Circo Voador recebe o trio Metá Metá, Jota.pê se apresenta na Autêntica em BH e a banda paranaense Tuyo toca no Shiva Alt-Bar, em Goiânia. Para fechar a semana, o Bar Alto recebe as bandas Vício e Vespas Mandarinas no domingo 29, enquanto o duo Gupe se apresenta no goiano Shiva Alt-Bar.
***
FIQUE DE OLHO
Na semana passada, o nordestino Festival Carambola anunciou o line-up de sua maior edição até agora. Com o rapper mineiro FBC, Ana Frango Elétrico e seu “Me Chama de Gato Que Sou Sua”, o primeiro show de Liniker com seu recém-lançado “Caju”, Hermeto Paschoal e muitos outros artistas, o Festival Carambola acontecerá no Adepol, em Maceió, no dia 15 de Novembro.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a banda japonesa Acid Mothers Temple.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.