E a gente sabe que logo, logo vai pegar fogo. É como uma pré-temporada, com algumas casas ainda fechadas, outras abrindo devagar… Mas, como estamos num lugar tão rico e movimentado como o Brasil, numa agenda ainda que modesta conseguimos encontrar coisas muito boas, como as listadas abaixo.
O QTV Selo vai comemorar sua primeira década de existência com muito estilo e, claro, muita música boa. Com line-up digno de um minifestival, o Circo Voador receberá Juçara Marçal, Negro Leo, Caxtrinho, com participações de Tori e Ilessi, e Crizin da Z.O. (os últimos três tiveram lançamentos quentíssimos em 2024). Entre os shows ainda vão rolar sets de DJs e lançamento de livro do selo.
Para abrir a agenda da Casa Natura Musical deste ano, a cantora baiana Melly, de somente 22 anos, fará dois shows nesta semana. Apresentando “Amaríssima”, seu primeiro álbum, lançado no ano passado, a cantora terá duas participações especiais em seus shows: seu conterrâneo Russo Passapusso, na sexta, e a diva pop, Liniker, no sábado. Tá aí uma cantora para ficar beeeem ligado em 2025 (como foi em 2024 e 2023).
Falando na nova geração de cantoras da música brasileira, a especialíssima Nina Maia se apresenta no salão da Casa de Francisca nesta sexta. No ano passado, a cantora e compositora mineira lançou seu primeiro disco, “Inteira”, e agora leva suas músicas para o Palacete de Teresa acompanhada por banda completa. Um show chique para sua sexta.
Foram tantos lançamentos de discos em 2024 que a agenda de shows do início do ano está com repertórios fresquinhos, como é o caso das apresentações da baiana Sued Nunes nesta semana. Em seu segundo álbum, “Segunda-feira”, lançado pela Natura Musical, Sued faz uma ode à ancestralidade, aos caminhos e ao dono deste caminho: Exu.
Enquanto alguns ciclos se iniciam, outros se encerram. Neste sábado, o cantor paulista superstar Jão fará o último show de sua Superturnê, em apoio ao seus mais recentes álbuns, “Super” (2023) e “Supernova” (2024). Foram 15 datas em estádios por todo Brasil e o encerramento será com uma superprodução para o seu terceiro Allianz Parque lotado.
***
MAIS
Começamos a listona desta semana com um show superespecial do “brasileiro” Arto Lindsay com abertura de Thiago Nassif no Bona Casa de Música nesta quarta 15, quando a cantora Luana Bayô lança seu terceiro disco, “Abebé”, com participação especial de Bruna Black, na Casa de Francisca. E, e no mesmo dia, no Rio, o trombonista Antonio Neves comemora 20 anos de carreira no Clube Manouche. Na quinta 16, a Casa de Francisca tem programação dupla com show acústico do pernambucano Otto, como parte do Noize Record Club ao vivo, e Inferninho Trabalho Sujo com Ottopapi e Lembrancinha (a nova dupla formada por Sophia Chablau e Olivia Munhoz) no Porão. Tem ainda Esteban Tavares no Picles, a cantora Larie se apresentando no Sesc Av Paulista e ainda rola mais uma noite de Prata da Casa no Sesc Pompeia com o baiano Totô de Babalong. No Rio, ainda na quinta 16, Geraldo Azevedo toca no Espaço Cultural BNDES, tem show de Leo Middea no Clube Manouche e a baiana Jadsa vai até Brasília para tocar no Infinu. Na quinta 16 e sexta 17 rola mais uma edição do SE Mapping, festival de música e artes que acontece em Aracaju e terá artistas locais como a banda The Baggios. As opções começam a esquentar na sexta 17 quando A Porta Maldita recebe as bandas Labatú, Monstro Bom e Miragem, enquanto no Blue Note Jonathan Ferr mostra seu show especial Djavan, Iara Rennó leva o Xirê de Iaiá para o Porão da Casa de Francisca, a big band Bixiga 70 toca seu álbum “Vapor” no Ssc 14 Bis, no Sesc Av Paulista rola Both Sides Now – Joni Mitchell por Luíza Villa e, fechando, Os Garotin fazem show esgotadíssimo no Sesc Belenzinho. No Rio, ainda na sexta 17, Otto faz show da turnê “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos’” no Circo Voador, e em Goiânia, Bruna Mendez promove o lançamento ao vivo de seu álbum “Nem Tudo É Amor” no Shiva Alt-Bar. Tem ainda as duplas de shows que acontecem tanto na sexta 17 quanto na sábado 18. Douglas Germano apresenta “Branco” no Bona Casa de Música e Fernanda Abreu leva seu “Amor Geral” para o Sesc Pompeia. No sábado 18, o Bar Alto recebe as bandas Carlos e Side e Saulo Duarte mostra “Digital Belém”, com participação especial de Manoel Cordeiro, no Sesc Belenzinho. No Rio, ainda no sábado 18, Bixiga 70 e Zé Bigode Orquestra dividem a noite no Circo Voador, lá em Florianópolis acontece mais uma edição do Festival Saravá, que este ano recebe Baiana System, Céu, Chico César e muito mais.Temos ainda Rodrigo Alarcon com o show “Abre Essa Porta, Eu Tô Aqui!”, no Sesc Ipiranga, com shows no sábado 18 e domingo 19. Para fechar a semana com chave de ouro, neste domingo a Casa Natura Musical recebe as bandas Abacaxepa e Samuca e a Selva e, pela primeira vez no Brasil, o trapper Lil Darkie se apresenta no Cine Joia.
***
FIQUE DE OLHO
Já imaginou pegar a estrada com a sua banda e tocar pelo Brasil? É isso que o Circuito – Nova Música, Novos Caminhos quer transformar em realidade. A construção de circuitos de shows pelo país é fundamental para aumentar o alcance da CENA. A primeira edição do Circuito acontecerá no fim de janeiro, começando em São Paulo na quinta 23, passando por Sorocaba (sexta 24), Americana (sábado 25) e Campinas (domingo 26). Para o line-up foram escolhidos a banda Supervão, a cantora Madre, o beatmaker Batata Boy e cada cidade terá um artista local: Natalia Lebeis, Ana Paia, Odara e a banda Viúva Fantasma, respectivamente. Você já pode garantir seu ingresso aqui.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a cantora Juçara Marçal, em foto de Gina Dinucci.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.