A música popular (e a não tão-popular também) brasileira espichada em toda sua história em apresentações ao vivo na semana, do veteraníssimo Jards Macalé à jovem Àiyé. Que cardápio!
Celebrando os 50 anos de seu primeiro disco solo, Jards Macalé se apresentará no Itaú Cultural, em São Paulo, em três datas. O disco homônimo completou meio século no final do ano passado e até hoje é considerado um dos trabalhos mais inusitados da história da música brasileira pela mistura de rock, samba, eruditismo, jazz, bossa nova, tropicalismo e melancolia. O show, que terá em seu repertório hits como “Vapor Barato” e “Mal Secreto”, vai ser uma dessas experiências sagradas.
ÀIYÉ é presença confirmada no Primavera Sound São Paulo de 2023, mas como dezembro tem chão nesta semana a artista toca no Bar Alto, em São Paulo. Em abril deste ano, a multiinstrumentista fluminense Larissa Conforto lançou seu segundo álbum, “TRANSES”, como a ÀIYÉ, e traz as sonoridades da música latina ampliadas por sua crença na umbanda para os palcos.
Outro dia trocamos umas informações por aqui e vamos de errata. Boogarins está em turnê com seus shows autorais e uma excelente apresentação de releituras do Clube da Esquina, mas nesta semana alguns paulistanos sortudos terão o prazer de ver um dos filmes brasileiros mais prestigiados do últimos anos, Bacurau, com acompanhamento musical do Boogarins. Tudo isso para celebrar o primeiro aniversário do Cineclube Cortina. Viva!
Museu da Imagem e do Som é um lugar apropriado para receber um show da cantora e performer Lia Paris, que parece estar em todos os lugares do mundo com suas ações culturais diversas e multilíngues, mas acaba que nesta sexta 28 vai estar, por acaso, disponível para nós no MIS paulistano. E desta vez cantando em português, provavelmente. Será? Dá para esperar de tudo num show de Lia Paris.
Neste domingo, a cantora carioca Ava Rocha faz o lançamento de seu quarto álbum autoral, “NéKtar”, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Neste novo disco, Ava Rocha dá sequência aos trabalhos de sua carreira explorando a MPB, tropicália e experimentalismo, mas dessa vez explora melhor o lugar de cantora popular para se aproximar mais desta onda de MPB que estamos vivendo.
***
E MAIS
Não é porque elegemos um Top 5 que a semana dos shows ótimos para por ali. Então, se nossa seleção não foi suficiente para o seu apetite, como de costume aqui vão mais algumas excelentes opções. Na terça 25 tem a ótima Linn da Quebrada no CCSP, o colorido Glue Trip no Centro da Terra e até o 5 Seconds of Summer no Espaço Unimed. Já na quarta 26 vamos com O Racún no Bar Alto, Fogo Fera (Tiê e Adriano Cintra) no Blue Note e o Grande Baile na Casa de Francisca. Na quinta 27 é a vez de Alice Caymmi, com voz e violão, no Blue Note, Tó Brandileone no Bona e Frederico Heliodoro na Audio Rebel (RJ). Para sexta 28, as opções são muitas, claro: Maurício Pereira e Tonho Penhasco no Bona; Jonnata Doll e os Garotos Solventes no Picles; Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Suzana Salles cantam Itamar Assumpção no Sesc Santo Amaro; Lucas Santtana estará no Sesc Belenzinho; e MV Bill e Laura Sette tocam na Autêntica (BH). E no sábado 29, tem Mestrinho no Sesc Santo Amaro, em SP. Em múltiplas sessões têm Flora Matos no Circo Voador (RJ), sexta 28 e sábado 29, e nesses mesmos dias tem Bala Desejo no Sesc Pinheiros. De quinta 27 a sábado 29 Adriana Calcanhotto se apresenta no Sesc Pompéia. E de sexta 28 a domingo 30 vai rolar Fafá de Belém no Sesc Vila Mariana. Já no sábado 29 e domingo 30 tem Mariá Portugal no Sesc Av Paulista. Para fechar tudo, o Festival Latinidades passa por Salvador sábado 29 e domingo 30.
***
FIQUE DE OLHO
Ao longo dos últimos meses o Coala Festival foi revelando suas atrações e finalmente o aguardadíssimo line-up completo de 2023 está entre nós. A cada artista anunciado era um burburinho diferente nas redes, do tipo “Como assim eles vão trazer os Novos Baianos?” Parece também que a onda dos encontros nos festivais contagiaram o Coala: teremos Marina Lima e Fernanda Abreu, numa viagem no tempo, e Letrux e Angela Ro Ro. Além de trazer as vozes consolidadas da música brasileira (inclusive, agradecemos por mais uma noite de Jorge Ben Jor em São Paulo), o festival também é conhecido por dar palco a artistas das novas gerações. Este ano teremos artistas em ascensão da CENA como Bruno Berle, Jadsa e Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo. O Coala acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro.
***
* Na vinheta do Top 5 SHOWS, o grande Jards Macalé.
** O Top 5 Shows é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.