Os shows têm que continuar, não é mesmo? Então toma três do Interpol, vários do New Model Army e um Terno Rei “diferente”, mas bonito em todos os sentidos. Vamos em tudo?
Finalmente chegou a hora. A banda indie americana Interpol retorna ao Brasil nesta semana para suas apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os três shows fazem parte da turnê de celebração dos dois primeiros álbuns do quarteto liderado por Paul Banks, “Turn on the Bright Lights” (2002) e “Antics” (2004). Como um dos expoentes do novo rock independente na virada do século, esses shows prometem a medida certa de nostalgia e rock “dos bons”. Interpol é massa demais.
Falando em nostalgia e rock, não poderíamos deixar de trazer New Model Army para nosso Top 5. Nesta semana, o figuraça Justin Sullivan desembarca por aqui com sua cultuada e importante banda, a veterana britânica New Model Army. A até que extensa tour brasileira tem como foco o elogiado álbum “Unbroken”, 16º da carreira, lançado em janeiro deste ano. Mas, claro, nos setlits não devem faltar alguns clássicos e um apanhado geral da sólida discografia da banda, demais de 40 anos de carreira. O primeiro show, nesta quinta 6, é totalmente exclusivo e único na tour até então, a acontecer no Fabrique Club. Na sequência, Curitiba, São Paulo de novo e Rio vêm a banda com formação completa e devidamente plugada. Para quem curte a banda é uma semana memorável.
Os shows beneficentes para o Rio Grande do Sul no Bar Alto seguem com uma especial apresentação da banda paulistana Terno Rei nesta quarta. O grupo, que está fazendo oficialmentea turnê de encerramento para seu quarto álbum, “Gêmeos”, de 2022, para para fazer essa performance nobre no aconchegante palco na Vila Madalena, com toda a renda dedicada para ajudar a população gaúcha. É mais uma chance para ver o quarteto tocando neste ano e ajudar nesta nobre causa. Quer dizer: os ingressos se esgotaram em oito minutos. Mas ainda assim dá para ajudar os brothers e sisters do Sul. Pergunte-nos como!
A banda goiana Carne Doce apresenta show de seu quinto e mais recente disco, “Cererê” no Sesc Belenzinho, neste sábado 8. Neste trabalho, o casal Salma Jô e Macloys retomam as referências da origem do grupo, relembrando os momentos da formação da Carne Doce em uma Goiânia dos anos 2000 onde o rock independente pulsava que era uma beleza. Banda sempre ótima ao vivo.
Com a primeira noite já esgotada, o rapper carioca Black Alien leva o show de seu consagrado disco “Abaixo de Zero: Hello Hell”, lançado em 2019, para o palco do Cine Joia. O repertório inclui também novos singles lançados nos últimos anos e músicas que marcaram sua carreira de 20 anos, passando por seu trabalho com o grupo Planet Hemp e relembrando sucessos de seu caminho. Showzão. Tem poucos ingressos para domingo, não dê mole!
***
E MAIS
Mais uma semana e mais uma listona de shows para curtir muito o que está rolando pelo Brasil. Começamos com Juçara Marçal que fará show em celebração aos 10 anos de seu álbum “Encarnado”, no Centro da Terra, na terça 4, mesmo dia em que Alice Caymmi se apresenta no Pulso Hotel. Para quarta 5, temos a clássica banda da CENA, Arrigo Barnabé tocando repertório de Erasmo e Roberto Carlos no Bona Casa de Música e a cantora ANNÁ com as canções de Gonzagão no Sesc Pinheiros. Tem ainda a dobradinha de Metá Metá e Douglas Germano na quarta 5 e quinta 6, na Casa de Francisca. Seguindo para quinta 6, a temos três pares de shows, começando por Gabriel Milliet, com participação de Lucca Simões e Yantó na Casa Odette, Viratempo e Labatú no Bar Alto e 131 e Rodrigo Mancusi no Mundo Pensante. Para agitar a sexta 7, A Porta Maldita recebe Docaos, Continue e Lavolta, enquanto os Estranhos Românticos e As Cruellas do EletroHits ocupam o palco do Picles. Nisso, Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini se unem para tocar os 50 anos da música de Minas no Espaço Unimed. No Rio, o Circo Voador recebe o Presença Festival, na sexta 7, com a presença (ai!) de Luedji Luna, Majur e N.I.N.A. E, no sábado 8, Preta Gil, Gaby Amarantos e Mc Soffia estrelam o line-up. Falando em festivais, vai rolar mais uma edição do clássico e enorme João Rock, em Ribeirão Preto, no sábado 8, com Lulu Santos, Djavan, um encontro entre Pitty e Emicida, e muito mais! Ainda no sábado 8, A Porta Maldita recebe o trio de shows Boasorte, Sofia Frozza e Crime Caqui, enquanto na Casa Natura Musical Rael faz show acústico. Em BH, a CENA está quentíssima com show de despedida da Francisco El Hombre na Autêntica, e o primeiro show da esperta novinha Clara Bicho, seguido por apresentação da banda Varanda no Estúdio Central. Temos ainda os shows que rolam ao longo do fim de semana: Los Sebosos Postizos apresentam repertório do disco “A Tábua de Esmeralda”, de Jorge Ben Jor, no Sesc Pompeia na sexta 6, sábado 7 e domingo 9; a carioca Mart’nália leva seu “Pé no Meu Samba” para o Blue Note no sábado 8 e domingo 9; e YMA faz shows no Infinu, em Brasília, no sábado 8, e no Shiva Alt Bar, no domingo 9. Para fechar a listona, retornamos ao Infinu, para o show “Fluorescente” da cantora Assucena no domingão 9ão. E é isso!
***
FIQUE DE OLHO
Quem já está com saudade de um festival no Parque Ibirapuera? Logo mais chega a hora de mais uma edição do sempre simpático Turá, em São Paulo. Nos dias 29 e 30 de junho, o gramado do Auditório Ibirapuera receberá aquela mistura de sonoridades com Djavan, Alcione, Fresno e Pabllo Vittar. Sem falar na amostra do que está quente na CENA com shows d’Os Garotin, Banda Uó e Mãeana e seu repertório de João Gilberto e João Gomes. Uma boa misturinha de line-up, árvores e um festival central.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a banda indie americana Interpol.
** Este ranking é pensado e editado por Carolina Andreosi e Lúcio Ribeiro.