Viva a revivência. Se o lendário Sonic Youth não vive mais, seus integrantes, como o baterista Steve Shelley, não só está bem vivo como toca em sua “banda brasileira”, a Riviera Gaz, em São Paulo. Se Marília Mendonça não está mais entre nós, Johnny Hooker está e a honra em dois shows cheiaços na Liberdade, num tal de Cine Joia. Coisa de cinema. Mais um capítulo bonito dos 50 anos do hip hop tem lugar no Rio de Janeiro nesta semana, em espetáculo de Don L com Mbé abrindo. Tá bonita a semana!
Presença ilustre em São Paulo nesta semana, o que torna o show obrigatório, o baterista americano Steve Shelley de tantos serviços prestados ao indie, se apresenta no Bar Alto na quarta desta vez como integrante real do trio Riviera Gaz, que tem Gustavo Riviera (vocalista e guitarrista do Forgotten Boys), o dono do projeto, e Paulo Kishimoto (baixista da banda da cantora Pitty). Ingressos bem no fim.
Um dos nomes mais influentes do rap nacional atual, Don L volta ao mítico Circo Voador, desta vez acompanhado de banda completa. O repertório do show contempla músicas de toda sua carreira, incluindo o recém-lançado remix de “Favela Venceu”. Com abertura de Mbé, rapper em ascenção na CENA, esta noite tem tudo para ser bem marcante.
Nesta semana, Johnny Hooker leva sua badalada Turnê da Sofrência para o Cine Joia, em São Paulo. Os shows dessa série têm repertório que homenageia a rainha da sofrência ela-mesma, a saudosa Marília Mendonça. A apresentação de quinta-feira já está esgotada, então não dê bobeira e garanta seu ingresso para a sessão extra da sexta (cujos ingressos também estão quaaaaaaaase acabando).
Em longa parceria com o Hacktown, tradicional evento de tecnologia do interior de Minas, o selo Rockambole montou o “Curto Circuito de Música”, com uma curadoria de artistas de todo o país para encher o festival de música nova. O line-up deste ano conta com Yago Oproprio, O Grilo, Mc Bin Laden, Céu, Deekpaz vs. Mu540, BADSISTA, Victor Xamã, Daparte, PLUMA, Aquino e a Orquestra Invisível, Tuyo, Edgar, Maglore, Walfredo em Busca de Simbiose e Jambu. Todos os caminhos levam a Santa Rita do Sapucaí.
Mais uma semana, mais um festival no Rio de Janeiro. Neste sábado, o antigo Baile da Pesada, que por anos foi um ponto de encontro para grupos urbanos no Rio de Janeiro, inaugura seu novo capítulo como BDP Festival. Com Baco Exu do Blues e BK como headliners, o festival foca nas sonoridades dos bailes do RJ.
***
* E MAIS
O calendário de shows da semana no Brasil é fortalecido ainda com o seguinte: começamos com Mestrinho na terça 15 e na quarta 16, na Casa de Francisca. A celebração dos 50 anos da cultura hip hop no CCSP continua esta semana com Jean Tassy na quarta 16. Na quinta 17, temos, atenção: a carioca Julia Mestre cantando Rita Lee no Blue Note, Rodrigo Alarcon e Abacaxepa no Fabrique, a dobradinha Chico e o Mar e Jay Horsth no Bar Alto, Janine e Boca de Leoa no Porta, e, ufa, Leci Brandão no Sesc Itaquera. Em Brasília, também na quinta 17, Pedro Altério apresenta sua turnê De Cara Limpa no Infinu. Douglas Germano e Kiko Dinucci tocam, um seguido do outro, na Casa de Francisca na quinta 17 e sexta 18. Para agitar a sexta tem Nomade Orquestra convida Russo Passapusso no City Lights e ali pertinho, na Casa Natura Musical, vai rolar Zé Ibarra. No Sesc 24 de Maio, Lívia Nestrovski e Henrique Eisenmann lançam seu álbum “Nação”. Em Porto Alegre, na mesma sexta 18, Victor Xamã se apresenta pela primeira vez na cidade, no Agulha. Em dobradinha, na sexta 18 e no sábado 19, Francisco El Hombre faz show da turnê de 10 anos no Sesc Pompéia, enquanto no da Vila Mariana Josyara, Juliana Linhares, Maria Beraldo, Jadsa e Mahmundi se unem para fazer o show “Sáficas”, em uma celebração ao mês da visibilidade lésbica. Em Vitória, no Espírito Santo, rola o festival Movimento da Cidade, também na sexta 18 e no sábado 19. Apenas no sábado 19, Fibonattis, Atox e Korja se apresentam na Audio Rebel no Rio de Janeiro. Para fechar o fim de semana, Chico Chico dá as caras no Sesc 24 de Maio no sábado 19 (esgotado) e domingo 20. E Luna França enche de som o domingo cedo do Bar Alto.
***
* FIQUE DE OLHO
Está chegando o Festival Sarará, em Belo Horizonte. Na próxima semana, a Esplanada do Mineirão será tomada pelo público para celebrar a multiplicidade que só a música brasileira promove. Acontecerão aqueles encontros que já viraram marca registrada (mania?) dos festivais nacionais. Neste caso teremos alguns “choques” especiais como Marisa Monte recebendo Arnaldo Antunes, e Rubel com MC Carol, sua parceira de “Putaria”. O Festival Sarará vai do funk ao rap à MPB. Falaremos mais dele no top da semana que vem.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a banda Riviera Gaz.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.