Em sua primeira turnê pela América do Sul, a banda americana Karate se apresenta no Cine Joia neste domingo, mas uma ação que traz o carimbo da Balaclava Records. Como parte da geração do indie rock dos anos 1990, a Karate marcou a cena de Boston com suas referências de jazz e pós-rock. Este será o único show da banda por aqui e ainda conta com a abertura da icônica banda paulistana Gigante Animal, que retorna aos palcos pela primeira vez desde 2010 e vai trazer até algumas inéditas para o noite. Rolê obrigatório.
Antes de seguir em sua turnê pelo mundo em outubro, o pianista Amaro Freitas fará duas apresentações no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Em seu mais recente álbum, “Y’Y”, o elogiadíssimo artista pernambucano traz uma fusão única de jazz, composições inovadoras e ritmos amazônicos que evidenciam suas exímias habilidades com o piano. Seus shows são marcados pela experiência de viver essa fusão ao vivo, com o uso esperto do piano preparado e uma ótima performance.
Banda de muitas camadas e amarras sonoras, a Elephant Run é formada por uma vocalista sueca e três músicos paulistanos. A música pode ser cantada em inglês, português e até em sueco, ainda que muito pouco. O tempero se baseia em psicodelia, jazz, trip hop, folk. Tudo muito bem tocado. Ao vivo, então…
De volta ao Sudeste, a banda soteropolitana Tangolo Mangos iniciou na semana passada sua turnê por aqui com show no MIS, em São Paulo. Nesta semana, o quinteto segue estrada a fora, com passagens pelo Rio de Janeiro, onde dividem a noite com o duo Mundo Video, Juiz de Fora, onde serão recebidos pela banda local Varanda, e finalizando a semana em Belo Horizonte. Os Tangolo Mangos seguem por Sul e Sudeste até o início de setembro. Se eles passarem pela sua cidade, não perca a oportunidade de conhecer esse novíssimo exemplar do rock baiano.
Para fechar o top e a semana, neste domingo tem uma superdupla de shows no Bar Alto. O charmoso palco da Vila Madalena recebe a webnamorada do Brasil, a Juvi, com sua potente banda de rock. Antes, a cantora Luiza Madre toma conta da guitarra. São duas ótimas e energéticas performances de novos nome da CENA paulistana, juntas, para encerrar a semana em alta.
***
E MAIS
Começamos mais uma listona com Gabriel Thomaz e sua residência “Eu Nem Era Nascido”, que rola às segundas de agosto no Centro da Terra. Seguimos para terça 13 com Kiko Dinucci no Sarau Bar, do Pulso Hotel, Siba repetindo seu álbum “Vaivem” no Porão da Casa de Francisca e Ana Spalter apresentando seu show “As Coisas Vem e Vão”, no Centro da Terra. Jota Pê leva seus convidados para o Blue Note na quarta 14, mesmo dia em que Rodrigo Campos e Rômulo Froes tocam o disco “Elefante” no Bona Casa de Música, os Baião de Spokens comemoram 10 anos com participações Arrigo Barnabé, Jadsa e Mariana Felix na Casa de Francisca e Jair Naves divide a noite com a banda Test no FFFront. Para quinta 15 temos Cianoceronte e Lucca Simões na Porta Maldita, Gui Amabis convida Giovani Cidreira para se apresentarem na Casa de Francisca, o Picles recebe o trio de shows de Marina Nemésio, Sophia Ardessore e Safi e a dupla Jair Naves e Test levam seus rolê juntos para a Autêntica, em BH. Rolam ainda alguns shows com sessões quinta 15 e sexta 16, como é o caso de Cézar Mendes com Tom Veloso e Tomas Improta no Bona Casa de Música e Mundo Livre S/A com seu “Samba Esquema Noise” no Sesc Ipiranga. Tem ainda Otto no ao vivo de seu clássico álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, de 2009,, na quinta 15, sexta 16 e sábado 17, na Comedoria do Sesc Pompeia. Para agitar sua sexta 16, a Porta Maldita recebe o trio de shows da Applegate, Transa e Brita, enquanto Duquesa leva seu “Taurus Vol 2” para a Áudio, a Só Pedrada Musical apresenta Febre 90s no Cine Joia e a Brisa Flow faz seu show de “Janequeo”, com participações de Jacy Guarani e Ian Wapichana, no Sesc Belenzinho. Tem ainda Tagua Tagua com lançando o EP “Todo Tempo” no Sesc Vila Mariana e Inferninho Trabalho Sujo com Celacanto no Porta. No Rio, a Nação Zumbi promove noite sold-out para comemorar os 30 anos do lendário “Da Lama ao Caos”, no Circo Voador. As opções também são muitas e ótimas para o sábado 17 com Ave Sangria na Casa Natura Musical, Los Sebosos Postizos tocando o clássico “Tábua de Esmeralda” no City Lights, a Porta Maldita recebendo de uma vez Naimaculada, Guaribas e A Olívia, enquanto no Sesc Bom Retiro a skatista e música Karen Jonz manda seu show “Papel de Carta”, e, na Casa Odette, Helio Flanders se apresenta solo com “Madeira Viva, com Musgo”. Menção importante ainda, no sábado 17, para o Festival Presidenta, com quatro bandas: Skipp Is Dead, Florcadaver, Tarântula e Ali (part. da Architect of Love. No Rio, o Circo Voador tem mais uma noite lotada, desta vez com o rapper FBC. Para fechar a semana, Luísa e os Alquimistas passa pelo Sesc 24 de Maio neste sábado 17 e domingo 18, com sua turnê de despedida.
***
FIQUE DE OLHO
E aí, o que acharam do nosso anúncio na semana passada? O Popload Gig voltou com tudo neste ano e estamos surfando a onda da volta dos indies dos anos 2000, que realmente nunca foram embora, não é mesmo? A banda britânica Franz Ferdinand, com seu incrível capitão, Alex Kapranos, retorna ao Brasil para um único show em São Paulo. Não dá para perder a oportunidade de ouvir “Take Me Out” e tantos outros ao vivo. Os ingressos para o show no dia 14 de novembro, no Tokyo Marine Hall, já estão à venda bem aqui.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a banda americana Karate, que faz show único no Brasil no domingo.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.