Tocante. Uma das últimas (talvez a última) sessions de Daniel Johnston na vida

>>

DJohnston

Daniel Johnston & Amigos em session | foto de Larry Hirshowitz

* Gênio da raça musical, o ~problemático~ artista, compositor, cantor e desenhista americano Daniel Johnston saiu de seu refúgio corporal e mental para fazer maravilhosa (e rara) session na rádio californiana KCRW, de Santa Monica-Los Angeles, vamos assim dizerrrrrr.

Herói de muita gente boa do rock underground, de Cobain a Bowie e aos caras do REM, Sonic Youth, para citar poucos, Daniel Johnston, que há anos sofre de esquizofrenia braba, está no meio de uma chamada “Final Tour”, que compreende cinco apresentações do músico com “amigos”, bandas influenciadas por ele para acompanhá-lo no palco.

Na sexta que passou, Daniel Johnston se apresentou em Los Angeles. Na manhã deste dia foi fazer a session para a KCRW, dentro do programaço matinal (né?) “Morning Becomes Eclectic”, comandado por um emocionado Jason Bentley.

Screen Shot 2017-11-06 at 15.51.02

Foto de Larry Hirshowitz

Daniel Johnston foi acompanhado de uma superbanda sempre formada caso a caso para a cidade onde toca. Para o concerto de LA e para a session de rádio ele contou com a ajuda dos amigos Ben Lee (com Johnston na foto que abre o post), Mike Watts (Minutemen, Stooges), entre outros, fora o famoso coral da Silver Lake, muito amigo dos indies (Aimee Mann, Death Cab For Cutie, Bon Iver).

O músico estava presente na session, óbvio, mas como ele vive em seu mundo particular e não consegue falar com ninguém, por causa de seus problemas e demônios, ele só estava lá para cantar. De uma forma angustiante, bem Daniel Johnston.

Confira o músico cantando, abaixo, a uberclássica “True Love Will Find You in the End” e ainda a bela “High Horse”. De emocionar.

A session inteira pode ser assistida aqui. O “Morning Becomes Eclectic” em si, todinho, bem aqui.

**A foto na home é do Instagram oficial do Daniel Johnston.

*** Daniel Johnston se apresentou em Popload Gig, em São Paulo, em 2013. O show, difííííícil, aconteceu na rua Augusta, no Beco 203.

**** Essa vinda de Johnston ao Brasil me rendeu uma tatuagem do sapo cósmico. O desenho, entre outros lugares como o meu braço, está imortalizado num famoso muro de Austin, Texas, que recebe bastante visitação, principalmente em época de South by Southwest.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *