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* Keep on rockin’ in the free and digital world.
A semana promete ser agitada graças ao insano South By Southwest, o descomunal festival que é a maior vitrine mundial da música nova ou de novidades da velha música, tudo junto e misturado. Um verdadeiro formigueiro humano de bandas, artistas solo, jornalistas, produtores, publicitários, empresários da música e, até, fãs de música, transformam Austin no principal centro cultural do mundo até o próximo dia 17. A Popload vai falar muito sobre o que rola no Texas nos próximos dias, claro.
Cabe dizer que o Sxsw são três festivais dentro de um. É o de música que tem suas centenas de shows, mas o cada vez mais importante festival de Cinema e o incrível festival de Interatividade.
E é esta parte “interativa” do Sxsw que deve pautar a cultura pop nos próximos dias, a não ser que o Daft Punk apareça para fazer um show surpresa sem capacetes. Mais precisamente nesta terça, 11 de março, os olhos atentos de quem ouve, trabalha com e consume música estarão voltados para o lendário cantor, guitarrista e compositor canadense Neil Young. Ele dará uma palestra na qual vai oficializar o lançamento de um novo produto que ele ajudou a idealizar e que tem tudo para revolucionar o jeito de se ouvir música, estão falando. O negócio em questão é o PONO, dispositivo que promete entregar ao ouvinte músicas em sua qualidade que beiram a perfeição das gravações originais registradas nas fitas masters em estúdio.
De acordo com entrevistas que Neil Young deu abordando o assunto nos últimos meses, a música digital atual, especialmente o formato MP3, não preserva 10% da qualidade original de uma faixa gravada no estúdio e esta seria uma das razões para o declínio dos lucros da indústria. O guitarrista informou que a ideia do PONO é fazer com que o ouvinte recupere o desejo de se ouvir música em seu estado mais puro como era antigamente, mas de uma forma bem prática, rápida e objetiva como “exige” a tecnologia e a correria nos dias de hoje. Basicamente, o PONO – player portátil de forma triangular e touchscreen – trará essas faixas sem a compressão e perda de qualidade dos arquivos digitais atuais.
O PONO virá abastecido e suportado por uma biblioteca virtual de músicas. A primeira major a fechar acordo com o projeto foi a Warner Music. Outras gravadoras como Sony e Universal também estão (ou estavam) negociando. Se alguma delas fechou parceria com o PONO, Neil deve noticiar em sua palestra em Austin. O assunto foi abordado pelo músico em sua aclamada biografia lançada há dois anos. Neil inclusive cita que em diversas conversas com amigos, era abordado o tipo de reação que a Apple, por exemplo, poderá ter com o lançamento do PONO, já que o iTunes é uma das principais referências em termos de comércio de música digital no mundo.
A verdade é que o PONO deve agitar e muito o mercado, já que seu modelo com memória de 128GB deve ser lançado a $399, mesmo preço do iPod com a metade da memória (64GB). No próximo dia 15 de março, o PONO sai em pré-venda com desconto no Kickstarter. E uma tal nova era (ou guerra) musical deve se iniciar.
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