>>
* Para uma banda nova, que lançou seu primeiro EP virtual em 2012 lá em Joinville, Santa Catarina, o grupo Somaa tem dois vídeos que impressionam pela “simplicidade com ideias”.
A banda tem o nome tirado de “soma”, a droga “perfeita” que ilumina o livro futurístico “Admirável Mundo Novo”, do Aldous Huxley. Que não tem efeitos colaterais e causa “pura utopia”. Mas aí os rapazes do Somaa acrescentaram um “a” a mais no batismo do trio. “Sei lá por quê”, justificou o vocalista e guitarrista Raphael Zimath. “Para diferenciar”, disse ele, na explicação, digamos, oficial.
Os vídeos que eu vi do Somaa, o último deles recentemente lançado, carregam uma espirituosidade indie bacana que você enxerga também nas músicas que eles tocam e no release que eles mandam para a apresentação da banda.
No informe descritivo do grupo que me enviaram, eles botam o título: “Dois ‘as’ ao invés de dois ’emes’ por favor”, se referindo ao jeito correto de escrever o nome do grupo. Me lembrou os Irmãos Rocha!, de Porto Alegre, que ficavam putos e reclamavam na hora para quem escrevesse sobre a banda sem botar a exclamação no nome.
No começo do release, em vez de falarem do grupo logo de cara, ou descreverem que a banda é Rafael Zimath (guitarra e vocal), Nedilo Xavier (baixo) e Tiago Pereira (bateria e voz), eles explicam o que é Joinville no contexto geográfico-sócio-musical brasileiro, mais ou menos: “Santa Catarina é o único estado brasileiro em que a maior cidade não é a capital. E ela não é apenas a maior cidade do estado. É também a principal potência econômica de SC. Nela, o clima industrial e chuvoso propiciou a atmosfera perfeita para o surgimento do Somaa”.
Nesta semana o Somaa soltou uma música (quase) nova, em vídeo. “Marionetes”, a canção, segue a bem amarrada linha roqueira anos 90 do trio e vai estar no terceiro EP que a banda produzirá, a ser lançado ainda neste ano. Esse primeiro single do próximo EP na real é do primeiro EP, de janeiro de 2012, chamado… “Primeiro”, mas volta ao terceiro EP (e ao vídeo) totalmente regravada.
O segundo EP do Somaa não se chama “Segundo”, e sim “Colisão e Outras Histórias Ordinárias”, que saiu também em 2012, mas em dezembro. As músicas do Somaa podem ser ouvidas no site da banda.
Veja os dois vídeos que o Somaa, de Joinville, tem como cartão de visitas: o da nova-velha “Marionetes”, em que eles filma uma história em que procuram um baixista novo, aparentemente, e o de “Três”, faixa do EP de dezembro de 2012.
>>