>>
* Haha. Se a Florence é (new)soul, por que não o White Stripes…
* “Seven Nation Army”, o espetacular hit do White Stripes de 2003 (passando por versão-Ibiza e por versão grito-de-torcida-de-futebol), é o “Ai Se Eu Te Pego” dos gringos, né?
Ninguém deixa a música em paz!
Agora é a vez de um ex-“X-Factor”, programa que é tipo um “American Idol”, que por sua vez é tipo um programa de calouro do Raul Gil versão “chique” e milionária. Ao contrário dos ex-BBBs, um ex-“X-Factor” ou um ex-“American Idol” pode fechar megacontratos, ganhar um Grammy, um Oscar e ter muito mais que 15min de fama. Susan Boyle (que veio de um programa semelhante) e Jennifer Hudson estão aí, esfregando na cara da sociedade. =)
Pois um ex-participante do programa chacoalhou o mundo indie (ok, foi só uma marolinha) ao revelar, na semana passada, que seu single de estreia seria uma cover da música do White Stripes. MAIS UMA? Além de começar a carreira fora do programa fazendo uma versão cover, por que ele foi escolher justamente essa?
Marcus Collins, que ficou em segundo lugar na competição, é um ex-cabeleileiro de Liverpool e tem 23 anos. Fã de Stevie Wonder, foi passando ao longo do programa, do velho soul para o “new soul”. Uma arrumadinha aqui, uma dancinha ali, um topete e pronto: criaram um novo Bruno Mars. Um novo-novo-soul.
A música, que só será/seria lançada em março, foi parar na rádio inglesa Capital FM hoje de manhã. Pela pinta Bruno Mars do rapaz, não soa estranho que a sua versão para “Seven Nation Army” seja, na verdade, menos “inspirada” na original do Jack White e mais “inspirada” (na verdade, é quase idêntica) a uma outra versão da música, a do cantor francês Ben L’Oncle Soul. Já postamos essa versão tempos atrás. Dizem que o Jack curtiu, contanto que os direito$$ continuem caindo em sua conta bancária.
Compare:
1. A versão “soul” original:
2. A versão “new-new-soul”:
Como bem lembra o tablóide “The Sun”, os participantes desses programas de calouros adoram irritar fãs de rock/indie-rock com suas versões melosas e com seus berros a la Mariah Carey. Alguns exemplos de versão-“X-Factor” abaixo:
1. Versão para “RUN” do Snow Patrol:
2. Versão para “Many of Horror”, do Biffy Clyro (!!!):
E, por falar em “Seven Nation Army”, a versão de Kelly Clarkson, outra ex-American-Idol:
Rest in hell, “Seven Nation Army”.
>>