Scroobius Pip maior que as Haim! Maior que o Arctic Monkeys!!

>>

* Ou: A incrível (ou maluca) história de Dan Le Sac vs. Scroobius Pip.

* Lembro uma vez em que eu me encontrava em Londres, acho que 2007, quando vi que aconteceria um show do Mark Ronson. Cara bombando na época, evento bastante falado. Acabei me programando para ir. Lembro ainda que eu não “tarra” indo porque o famoso produtor inglês lançava à época um disco de covers e uma galera grande e importante tipo Adele, Lily Allen e Amy Winehouse iria participar da festa. Eu me senti motivado a ir mais porque uma dupla de hip hop inglesa iria ser a atração de abertura. Rap de branco, doido, esquisito. Hip hop cheio de barulho eletrônico e às vezes uma guitarrinha indie. Que era uma dupla mas no nome tinha um “Vs.” em vez de um “And” ou “&”. Dan Le Sac vs. Scroobius Pip. Que na época tinha uma música de “sucesso” bem underground chamada “Thou Shalt Always Kill”. Usavam inglês arcaico para dizer em tom bíblico para não usar os nomes de Johnny Cash, Joe Strummer, Jim Morrison, Jimi Hendrix ou Syd Barret em vão. Ordenava não idolatrar ídolos pop. Mandava não ler “NME”. Não julgar o filme “Máquina Mortífera” pela participação do Danny Glover. Não comprar produtos da Coca-Cola ou Nestlé. Não se apaixonar facilmente. E terminavam o sermão tipo assim: “Beatles? Apenas uma banda. Beach Boys? Apenas uma banda. The Sex Pistols? Só uma banda. The Clash? Smiths? Nirvana? Pixies? Arctic Monkeys? Minor Threat? Oasis? Radiohead? Só uma banda. Bloc Party? Só uma banda.”
A música era uma coisa estranha, uma batida infantil viciante.

Fiquei chocado quando eu percebi, lá enquanto Dan Le Sac vs. Scroobius Pip tocava, que a casa (acho que o Forum) estava bem vazia para a atração de abertura. E tirando eu e mais uns quatro caras, ninguém estava nem aí pelo Dan Le Sac vs. Scroobius Pip. Todos circulando enquanto o Ronson não subia no palco. “Acho que é muito indie essa dupla. Uma pena, mas não vão dar em nada sério”, pensei na hora.

Corta para 2013.

Depois de lançarem o álbum de estreia em 2008 e o segundo em 2010 e cada um soltar um disco solo e nada muito significativo acontecer, agora no começo do mês Dan Le Sac vs. Scroobius Pip lançaram o terceiro disco,”Repent Replenish Repeat”, pelo “selinho” Sunday Best, que é associado a uma balada que originou um dos festivais de verão mais legais da Inglaterra hoje, o Bestival.

Daí que, por algumas cargas d’água, o disco de Dan Le Sac vs. Scroobius Pip entrou direto em 22º lugar no Top 40 inglês, a parada normal, mainstream do Reino Unido. O que para uns é um fato até normal acontecendo na música, para Dan Le Sac vs. Scroobius Pip é mais ou menos como se eu gravasse uma mixtape na minha casa, soltasse no Soundcloud e na semana seguinte o Faustão me chamasse para tocar ao vivo no programa dele. Tipo isso.

A gente aqui segue faz tempo o Scroobius Pip no Twitter, porque ninguém neste pedaço está marcando bobeira, você sabe. E o cara, ou a dupla, ou quem quer que seja que alimente a conta deles, estava espantado pelo desempenho do álbum nas paradas “normais”. Dan Le Sac e Scroobius Pip não são normais. Eles fazem vídeo tipo este:

Mas, então, voltando ao Twitter de Scroobius Pip, espantado que ficou, como todo mundo, ele soltou um desafio a seus seguidores ingleses. Você sabe, no exterior a maioria das lojas de disco ou de grandes magazines e mercados com seção de música reservam uma prateleira inteira para os álbuns das paradas de vendagens. é um modo de induzir a compra. Geralmente colocam os discos do Top 40, por ordem. Pois a dupla Dan Le Sac vs. Scroobius Pip, duvidando muito que alguma loja “normal” da Inglaterra fosse expor o disco de uns músicos tão underground e fora do comum como eles, pediu aos seguidores que estivessem ou passassem por lojas de discos para que enviassem a foto do disco que estivesse na “casinha 22”, onde o álbum deles deveria ser visto.

Choveu foto de outros discos, claro. Tese comprovada, botam quem quer, de acordo com interesses, em postos mais abaixo da parada. Não vão enganar nos dez primeiros, acho, porque daria muito na cara. Mas para baixo…

No lugar do disco de Dan Le Sac vs. Scroobius Pip apareceu MGMT, coletânea country, o álbum de uma cantora folk inglesa que morreu nos anos 70 e por aí vai. Nas lojas das redes de supermercados Tesco, gigantes na Inglaterra, o escaninho número 22 é ocupado pelo disco do Will Young, cantor que surgiu nesses programas de calouros da TV na linha “Ídolos”.

Ok. A vingança de Dan Le Sac vs. Scroobius Pip veio na mesma época, quando “Repent Replenish Repeat” entrou direto também no PRIMEIRO LUGAR nas paradas de lojas independentes da Inglaterra/Escócia, no paralelo da paradona mainstream. Essa parada especial é feita através de vendagens apuradas em 100 lojas indies do Reino Unido, afiliadas ao movimento Record Store Day, dia-evento comemorado em abril.

Nessas lojas, há duas semanas, atrás do Scroobius Pip, estava o Arctic Monkeys, veja bem, com o discão “AM”. A dupla de hip hop desbancou as minas americanas do Haim, que estavam em 1º na semana anterior e caíram para 3º naqueles dias. Tudo bem que o disco do Scroobius Pip já caiu para 20º hoje, mas o feito que esses caras, esse álbum fizeram não é nada desprezível. Porque…

* Eles esgotaram ingressos para o clube Koko quatro meses antes do show, que acontece em fevereiro de 2014. Ganharam até uma noite extra.
* O Scroobius Pip tem um programa de radio na XFM! Chama BeatDown, é sobre velho e novo hip hop e rola aos domingos, do meio-dia à 1pm.
* A rede de lojas HMV chegou a tuitar semana passada uma foto provando que, lá, o álbum deles está entre o new do Paul Macca e o do Arctic Monkeys.

Agora, para acabar esta conversa, vou deixar você com o mais novo vídeo de Dan Le Sac vs. Scroobius Pip, o incrível “Gold Teeth”, que tem aquelas linhas desenhadas em cima de caras e corpos, tipo a do Disclosure, técnica descolada da música atual. Olha isto:

>>