>>
A banda de meninas Savages, que a Popload aguarda ansiosamente para encontrar daqui duas semanas no festivalzão indie Laneway (Sydney, Austrália), soltou mais um vídeo para promover o disco “Silence Yourself”, aquele que está entre os melhores do ano passado em todas as listas possíveis. O vídeo da vez é para a climática “Strife”, sonzeira dark e retro.
O recorte visual mostra dois homens (um deles um pouco mais velho) que caminham em direções opostas na orla de uma praia. Quando se esbarram, partem para a porrada. A simbologia de dois indivíduos de gerações distintas, parece, aborda exatamente o conceito do velho e do novo, assunto que a líder do Savages, Jehnny Beth, tem abordado nos últimos tempos, após divulgar uma espécie de manifesto no site oficial do grupo, ano passado.
O manifesto intitulado “I Am Here” (pode ser lido abaixo) fala basicamente do abandono da vida por “necessidades práticas” e da pressão e manipulação que jovens de hoje em dia sofrem diante de pré-conceitos e regras estabelecidas em outros tempos. Em entrevistas seguintes à publicação, Jehnny contou que na música isso também acontece com novas bandas na atualidade, pois rola menos dinheiro fácil e os jovens artistas com grande talento são pressionados a seguir alguns formatos e conceitos básicos de gerações anteriores ou impostos por gente que foca apenas no mercado (não na música) caso queiram alcançar sucesso comercial, o que acaba tornando os novos grupos como “alvos”. “Você está constantemente ameaçado por suas decisões: se não fizer isso você não vai conseguir aquilo; se disser isso vai incomodar tal pessoa, e assim por diante. No fim, você está trabalhando para o negócio”, disse ela em uma entrevista na época que a banda excursionou e tocou no Pitchfork Music Festival em Chicago, ano passado.
Com mensagem ou não, o vídeo de “Strife” é simples e meio maluco. Você pode deixar todo o blablablá de lado e pensar apenas que é uma luta de MMA das antigas.
* Lembrando que as Savages são uma das atrações do Lollapalooza Brasil, dias 5 e 6 de abril, em SP.
>>