>>
Na segunda-feira, quando anunciamos o espetacular (me deixa) lineup inicial do Popload Festival com Wilco, muitos fãs já estavam ansiosos esperando notícias da banda. Além do teaser postado pela Popload logo de manhã, o vocalista Jeff Tweedy havia compartilhado a seguinte foto nas redes sociais, no domingo:
*foto postada ~on socials~ e que já conta com mais de 4 mil curtidas
Ampliando a imagem, dá para ler claramente “YES!! WE ARE COMING!”, no que poderia ser um recado para qualquer lugar do mundo ou uma resposta direta à fanpage Is Wilco Coming to Brazil?. Tweedy afirmava que vinha, sem dizer para onde. Ampliando ainda mais, você consegue ver um nome: “MARCUS, thanks for the letter”. E daí que a gente (e meio mundo) ficou se perguntando quem era esse tal de Marcus (um código que apenas alguns fãs identificariam? haha).
Anúncio feito, vieram a correria, a comoção, o desespero e centenas de emails com dúvidas, comentários e pedidos de TODOS os tipos (to-dos os tipos). No meio dessa leva, um email chamou a atenção porque trazia o título “Uma curiosa história sobre a vinda do Wilco ao Brasil”. Eis que o email era de um Marcos Magalhães, o tal Marcus. AQUELE, o próprio. Adepto da correspondência da velha-guarda, o jornalista de 25 anos mandou uma carta para o Wilco e para algumas outras bandas das quais é fã, como Tool, Brett Gurevitz (guitarrista do Bad Religion), Manic Street Preachers, Godspeed You! Black Emperor e Ulver. Além da notinha, ele também enviou às suas bandas preferidas um cartão-postal da cidade de São Paulo.
No sábado, ele recebe um dos seus postais de volta, mas o cartão não estava assinado e não continha endereço. O resto ele mesmo conta:
“Caro pessoal da Popload,
Sábado (21/05) recebi na minha casa um cartão postal de uma banda avisando que eles viriam ao Brasil. Tratava-se apenas de um cartão postal da cidade de São Paulo, que estava dentro do envelope que enviei. Até então, não sabia quem era porque eu havia mandado para outras bandas e como não tinha assinatura nem endereço fiquei sem saber quem era o remetente naquele momento.
Hoje (23/05) descubro a vinda do Wilco ao Brasil por parte de vocês, mas NÃO É SÓ ISSO: Esse cartão que eu recebi foi escrito pelo JEFF TWEEDY! Ou seja: Em primeira mão eu fui informado da primeira visita da banda ao país desde 2005 pelo próprio vocalista!
A própria banda postou fotos do Jeff escrevendo e posando com o cartão. As imagens foram curtidas MILHARES de vezes nas páginas de redes sociais do Wilco. Inclusive, virou assunto em um e-mail da newsletter deles.
Quando o Wilco se apresentou por aqui há mais de uma década, eu não pude ir. Eu era menor de idade e não me deixaram viajar até o Rio. Tive que me contentar com partes do show que foram transmitidos pela MTV Brasil na época.
A minha pergunta é: há alguma forma de eu conhecê-los pessoalmente? Tenho CERTEZA que eles também querem, senão eu duvido que iriam me responder, tampouco deixar o mundo saber dessa história. Eu tenho o cartão aqui comigo e posso enviar mais imagens se quiserem. Sou eu mesmo. Juro!
Pensem nisso, por favor. É uma história muito bacana. Todo mundo vai sair ganhando.
Atenciosamente,
Marcus”
É realmente uma história “muito bacana”. Abaixo, Jeff Tweedy revelando o conteúdo do postal e fotos enviadas pelo Marcus-do-Wilco com seu troféu de fã:
*foto enviada na newsletter da banda para os fãs cadastrados no site
>> Wilco se apresenta na quarta edição do Popload Festival ao lado de Battles e Ava Rocha, no dia 08 de outubro, sábado, no Urban Stage.