>>
* “Quem está sendo julgado: três jovens artistas ou a sociedade em que vivem?”
Uma das grandes polêmicas da cultura pop dos últimos tempos, o julgamento e prisão envolvendo o grupo de meninas russas Pussy Riot vai ganhar exibição na TV em forma de documentário a partir do dia 10 de junho, na HBO americana.
“Pussy Riot – A Punk Prayer” vai contar todos os bastidores e mostrar o lado pessoal das Pussy Riot, trio de meninas presas ano passado após se apresentarem com uma música de protesto em um local proibido da Catedral de Cristo Salvador, em Moscou. O julgamento das meninas prendeu a atenção da mídia no mundo todo e fez gente como Madonna e Paul McCartney, por exemplo, se posicionarem a favor delas. O julgamento ainda está em curso e duas das integrantes, Maria Alyokhina (24) e Nadezhda Tolokonnikova (23), estão presas, sob pena de 7 anos de reclusão. A terceira integrante, Yekaterina Samutsevich, de 30 anos, cumpre sua pena em liberdade.
O documentário tem cerca de 90 minutos e traz entrevistas com pessoas do convívio do trio. A obra, lançada no festival de Sundance no início deste ano, tem direção de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin. O foco principal é mostrar tudo o que cerca a vida das meninas, incluindo entrevistas de familiares, advogados e amigos.
“O filme mostra imagens do julgamento, então você pode ver como elas tornaram isso tudo em uma espécie de performance. Nos anos 70, a Rússia não teve um movimento punk. Então o Pussy Riot é uma espécie de ‘God Save The Queen’ para eles’”, disse Pozdorovkin ao semanário inglês NME, recentemente.
A HBO brasileira deve mostrar o documentário em breve. O trailer saiu nesta semana.